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MOTELX regressa já em Setembro

Falta menos de um mês para o regresso do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa ao Cinema São Jorge, a decorrer entre 7 e 14 de Setembro, depois de 3 dias de eventos Warm-Up ao ar livre. A 14.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa incluirá, além da programação habitual, uma retrospectiva sobre o racismo e o cinema de terror, filmes de Pedro Costa e um número recorde de filmes realizados por mulheres. Na caminhada para o festival, o MOTELX volta a concretizar encontros artísticos improváveis e únicos no fim de semana de Warm-Up que antecede o Festival, reunindo grandes nomes da cultura portuguesa em três eventos gratuitos e ao ar livre.

Além do coronavirus, 2020 tem sido marcado pelas tensões raciais nos EUA que alastraram consciências um pouco por todo o mundo. Neste contexto, o MOTELX apresenta a retrospectiva “Pesadelo Americano: O Racismo e o Cinema de Terror”, uma seleção de 7 filmes precursores do movimento Black Lives Matter cujo olhar crítico propõe um acerto de contas com a história. São eles “The Intruder” (Roger Corman, 1962), “Ganja & Hess” (Bill Gunn, 1973), “White Dog” (Samuel Fuller, 1982), “The People Under the Stairs” (Wes Craven, 1991), “Candyman” (Bernard Rose, 1992), “Tales from the Hood” (Rusty Cundieff, 1995) e “Get Out” (Jordan Peele, 2017).

Pedro Costa será também homenageado no MOTELX. O respeitado realizador português é o convidado da secção Quarto Perdido, este ano intitulada “Pedro Costa – Filmar as Trevas”. Costa abordará em conversa a sua declarada afinidade com o universo do terror e do fantástico e serão exibidos os filmes “Ne Change Rien” (2009) e “Cavalo Dinheiro” (2014).

nova vaga de terror feminino marca as estreias da secção Serviço de Quarto, que mostra este ano um número recorde de filmes realizados por mulheres. Entre os destaques contam-se “Saint Maud”, de Rose Glass, e “Relic”, a aclamada estreia cinematográfica da escritora Natalie Erika James. Sandra Wollner assina “The Trouble with Being Born”, uma antítese da história de Pinóquio em versão sci-fi que causou controvérsia no último Festival de Berlim.

A secção Serviço de Quarto traz ainda o regresso do prolífico Takashi Miike com “First Love”, estreado na Quinzena dos Realizadores de Cannes, uma louca mistura de drogas, sangue, gore, romance e humor negro. Na secção Doc Terror, o primeiro título anunciado é “Scream, Queen! My Nightmare on Elm Street”, um documentário sobre Mark Patton e o seu papel enquanto primeiro Scream Queen masculino em “A Nightmare on Elm Street 2: Freddy’s Revenge”, hoje um clássico do cinema LGBT.

O MOTELX apresenta ainda uma novidade, um programa de Curtas Experimentais, dedicado a narrativas alternativas que usam técnicas revolucionárias para criar novas linguagens e pesadelos transcendentais. No domínio da ficção mais tradicional, 20 curtas compõem este ano a secção de Curtas Internacionais, que continua a trazer-nos propostas ricas e variadas em subgéneros tão distintos como sci-fi, filme de época ou sátira.

De notar que, de acordo com as recomendações da DGS, o MOTELX conta este ano com sessões mais espaçadas e de lotação reduzida, e anuncia dois dias extra para que o público possa desfrutar do Festival com todo o conforto e segurança.

Os eventos de Warm-Up do MOTELX estão marcados para 4, 5 e 6 de Setembro e serão anunciados na íntegra muito em breve, tal como a programação completa do Festival, que podem seguir em https://www.motelx.org.