Segundo Take

View Original

Vencedores MONSTRA 2023

Depois de fazer história ao tornar-se no primeiro filme português a ser nomeado aos Óscares, a curta-metragem de animação Ice Merchants, de João Gonzalez, arrecadou cinco prémios na 22ª edição do MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa: Prémio SPA / Vasco Granja e Prémio do Público, na competição portuguesa, Melhor Curta-Metragem Portuguesa e Prémio do Público, na competição de curtas-metragens, e ainda o Grande Prémio Monstrinha INATEL.

Ainda no que respeita à animação portuguesa, Nayola, de José Miguel Ribeiro, foi distinguido com os prémios de Melhor Banda Sonora e Prémio do Público na competição de longas-metragens. Nayola poderá ser visto pelo grande público pois vais estrear no circuito comercial a 13 de Abril. Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato, que passou pela última edição do MOTELX, e do qual falei aqui no episódio 333 do podcast, recebeu ainda um prémio especial do júri nesta mesma competição.

Nas competições internacionais de longas e curtas-metragens, os vencedores foram Guerras de Unicórnios, do espanhol Alberto Vázquez, e Apartamento de Cão, do estoniano Priit Tender, respectivamente. A lista completa dos vencedores pode ser consultada aqui.

Os prémios foram entregues na sessão de encerramento do festival, que teve lugar no Cinema São Jorge, no sábado, 25 de Março, na qual foi ainda anunciada a Irlanda como o país convidado para a edição de 2024, com o cartaz da autoria de Tomm Moore a ser também revelado.