Mais recentes Segundo Take
Mais recentes Universos Paralelos
Neste episódio, mais um dedicado a ‘Olhar o Medo’, junto-me ao José Carlos Maltez para uma conversa com Carlos Reis sobre um dos seus sub-géneros de terror favoritos, a invasão domiciliária. Vamos ainda analisar um dos títulos mais marcantes desta corrente, o controverso The Last House on the Left, realizado em 1972 por Wes Craven.
Neste episódio, conto com Carlos Reis, cérebro por trás da 1ª edição do Nalgas Film Festival para nos explicar o que vai acontecer no cinema Passos Manuel, no Porto, no próximo dia 3 de Dezembro, e também para falar comigo sobre algumas das curtas que por lá vão passar.
Neste episódio, a malta do podcast Nas Nalgas do Mandarim toma conta do Segundo Take para falar de sequelas cara-de-pau, isto é, sequelas que se colam a filmes originais de sucesso para tentar mamar na teta da vaca independentemente do seu dúbio mérito artístico. Falamos de Carrie 2 (1999), American Psycho II: Olhos Mortais (2002) e S. Darko (2009).
Neste episódio, converso com Carlos Reis, um dos autores do popular podcast Nas Nalgas do Mandarim, sobre duas versões clássicas de um filme de gangsters separadas por meio século. A primeira versão de Scarface, com o subtítulo O Homem da Cicatriz, foi realizada por Howard Hawks em 1932, a segunda, conhecida por cá como A Força do Poder, foi uma actualização da mesma história pela lente de Brian De Palma em 1983.
Tal como aconteceu no Verão, esta reta final de 2021 está a ser muito desafiante, colocando em causa a gravação de novos episódios do Segundo Take. Por isso, e aproveitando a época natalícia, deixo-vos aqui a reposição do episódio 214, gravado em 2019 na companhia de Chuck, em que falámos de dois filmes alternativos para celebrar o Natal.
Para acabar 2020 em beleza, temos um episódio recheado. Primeiro, a minha análise a Soul - Uma Aventura com Alma, o mais recente título da Pixar. Depois, deixo-vos o meu balanço do ano, incluindo o meu filme de eleição dos últimos doze meses atípicos. Conto ainda com anteriores convidados do Segundo Take para também partilharem as suas escolhas pessoais do ano. Finalmente, conto-vos os meus planos para a programação do podcast em 2021.
Neste episódio, conto com Chuck (Cinescrito) e Miguel Ferreira (Nas Nalgas do Mandarim) para falar de A Vastidão da Noite, filme de estreia de Andrew Patterson e novidade no Prime Video. Na segunda parte, dou a conhecer um filme que partilha o mesmo ADN na exploração do poder da palavra através do cenário da rádio: Pontypool, filme canadiano de 2008 realizado por Bruce McDonald.
Neste episódio, tenho como convidado Chuck, um amigo do outro lado do oceano Atlântico, colaborador do site Cinescrito e autor do Três Minutos Podcast. Vamos falar de dois filmes de Natal que viram do avesso as convenções das festividades e desafiam as expectativas do que normalmente associamos à data: Better Watch Out, thriller de suspense de 2016, e Anna e o Apocalipse, comédia musical adolescente com zombies de 2017.
Neste episódio, recebo Daniel Louro para nos falar do seu projecto The World is a Set, e de um dos seus filmes de eleição que o levou até ao Camboja para fotografar alguns dos seus locais de rodagem: Lara Croft: Tomb Raider, a adaptação do popular videojogo de 2001 com Angelina Jolie. Pelo caminho, falámos também da paixão do Daniel pelos videojogos.
Neste episódio convidei Daniel Louro e Paulo Fajardo, do popular podcast VHS, para uma conversa sobre os seus filmes favoritos que evocam o Verão: O Tubarão, o primeiro blockbuster norte-americano realizado em 1975 por Steven Spielberg, e Conta Comigo, um nostálgico olhar sobre a amizade na adolescência que Rob Reiner realizou em 1986 a partir de um romance de Stephen King.
Neste episódio, converso com Daniel Reifferscheid, autor do podcast Prestes a Ver…, sobre Os Sete Samurais, o clássico de Akira Kurosawa, e o seu remake americano Os Sete Magníficos, em que o Japão feudal é transportado para o faroeste americano.
Neste episódio, converso com Duarte Mata sobre Indiana Jones e o Marcador do Destino, o quinto capítulo da saga do arqueólogo aventureiro, e o primeiro não realizado por Steven Spielberg, ficando desta vez a cargo de James Mangold. Sendo o Duarte um fã de Mangold, falamos também um pouco sobre a filmografia do realizador nem sempre devidamente apreciado.
Neste episódio, convidei Duarte Mata, colaborador do site À Pala de Walsh, para falar de um filme e do seu remake. A escolha recaiu sobre O Comboio das 3 e 10, original de 1957 por Delmer Daves refeito em 2007 por James Mangold.
Neste episódio recebo no Segundo Take Edgar Ascensão, um artista português que produz posters de filmes alternativos que nos vem falar do seu trabalho e de um dos seus filmes favoritos, Assalto ao Arranha-Céus, o clássico de 1988 realizado por John McTiernan que redefiniu as regras do género de ação e que fez de Bruce Willis uma estrela.
Neste episódio, recebo Hugo Gomes para celebrar 15 anos do seu blogue Cinematograficamente Falando… Falamos sobre a importância da crítica cinematográfica, sobre Irina Palm, um excelente filme que mais pessoas deviam conhecer, e acabamos a partilhar histórias cinéfilas pessoais envolvendo filmes como Trainspotting, Matrix, Alien, Cinema Paraíso ou A Lista de Schindler.
Neste episódio, converso com o crítico de cinema Hugo Gomes sobre O Acossado, o marco da Nouvelle Vague de Jean-Luc Godard refeito na década de oitenta por Jim McBride como O Último Fôlego.
Neste episódio, voltamos ao terreno fértil da invasão alienígena. Depois de abordar o clássico da década de 50, A Terra em Perigo, de Don Sielgel, no episódio 196, e o seu celebrado remake dos anos 70 assinado por Philip Kaufman, A Invasão dos Violadores, no episódio 200, convido José Carlos Maltez para uma conversa sobre este universo, no qual ainda se podem contar Violadores: A Invasão Continua, a frequentemente esquecida sequela ao filme de Kaufman realizada por Abel Ferrara em 1993, e A Invasão, tentativa falhada de actualização da história por Oliver Hirschbiegel para o novo milénio.
Neste episódio, converso com José Carlos Maltez sobre futebol, o Euro 2020 e um filme clássico que junta bola a nazis: Fuga Para a Vitória, realizado em 1981 por John Huston.
Neste episódio faço um rescaldo da 13ª edição do MOTELX, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que teve lugar entre 10 e 15 de Setembro, incluindo conversas com o programador do festival Luis Mata Henriques, e dos habituais desta casa, José Carlos Maltez, Tomás Agostinho, Rui Alves de Sousa e Tiago Laranjo. Na segunda parte, analiso Midsommar, O Ritual, um dos filmes mais aguardados do festival, abrilhantado pela presença do realizador Ari Aster.
Neste episódio recebo o José Carlos Maltez para falarmos de Toy Story, incluindo um olhar sobre a trilogia original e uma análise ao quarto e mais recente capítulo.
Neste episódio convido o José Carlos Maltez, o Tomás Agostinho e o Tiago Laranjo para me ajudarem a fazer a resenha do ano cinematográfico de 2018. Faço também o balanço do que foi o Segundo Take no ano que passou e apresento os planos para a programação do podcast em 2019. Mas primeiro, deixo-vos a minha análise de O Regresso de Mary Poppins, a inesperada sequela cinquenta anos depois do clássico musical da Disney para toda a família.
Neste episódio celebramos o 10º aniversário da Take Cinema Magazine com três filmes votados pela sua redação como figurando entre os 100 melhores títulos da última década — Sacanas Sem Lei, A Rede Social e Procurem Abrigo. Podemos ouvir também uma conversa com a equipa editorial desta publicação que se orgulha de ser a revista de cinema com a maior longevidade em Portugal: José Soares, Sara Galvão e José Carlos Maltez.
Neste episódio recebo dois convidados para falar de literatura, das expectativas para a próxima edição do MOTEL/X e para discutir duas adaptações de obras de Edgar Allan Poe por Roger Corman, uma das presenças lendárias confirmadas no festival de cinema lisboeta: A Queda da Casa Usher e O Fosso e o Pêndulo.
Neste episódio recebo novamente José Carlos Maltez, d'A Janela Encantada, para falarmos do último filme de Ridley Scott, Alien: Covenant, sequela de Prometheus, e o mais recente capítulo da saga Alien iniciada pelo próprio em 1979.
Neste episódio continuo o ciclo mensal alternado entre zombies e vampiros analisando o clássico do cinema mudo Nosferatu, O Vampiro, realizado em 1922 por F.W. Murnau, bem como o remake de 1979 de Werner Herzog, Nosferatu, o Fantasma da Noite. Na segunda parte volto a ter comigo José Carlos Maltez para uma conversa sobre estes filmes e sobre o género de vampiros em geral.
Neste episódio vamos ter um programa um pouco diferente do habitual. Continuando o ciclo mensal alternado entre zombies e vampiros vou-vos falar na primeira parte sobre o clássico A Noite dos Mortos-Vivos, realizado por George A. Romero em 1968, e o filme que redefiniu definitivamente o conceito de zombies na cultura popular. Vou também analisar o remake deste filme realizado em 1990 por Tom Savini e que em Portugal teve o título de O Despertar dos Mortos Vivos. Na segunda parte do programa recebo novamente no Segundo Take o José Carlos Maltez para trocar umas impressões sobre estes mesmos filmes e sobre o género zombie.
Neste episódio, José Santiago junta-se a mim para o rescaldo da 18ª edição do MOTELX, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que decorreu no cinema São Jorge, em Lisboa, entre 10 a 16 de Setembro de 2024.
No decorrer deste rescaldo, vamos falar do filme-sensação do certame, The Substance, a segunda longa-metragem de Coralie Fargeat, com Demi Moore e Margaret Qualley, um body horror sobre a obsessão doentia com a perfeição da imagem e do corpo, obra que arrecadou o prémio de Melhor Argumento na 77.ª edição do Festival de Cannes.
Neste episódio, mais um dedicado a ‘Olhar o Medo’, junto-me ao José Carlos Maltez para uma conversa com José Santiago, o mentor do projecto ‘Passos no Escuro’ sobre um dos seus sub-géneros de terror favoritos, Lobisomens. Vamos ainda analisar um dos títulos mais marcantes desta corrente, ‘Um Lobisomem Americano em Londres’, realizado por John Landis em 1981.
Para este episódio especial do Dia das Bruxas, convidei José Santiago, mentor do regressado projecto Passos No Escuro, para falar de duas memoráveis experiências televisivas de Halloween que marcaram a história recente da BBC: o telefilme de 1992 Ghostwatch e o episódio Dead Line da série de comédia negra Inside No. 9.
Para acabar 2020 em beleza, temos um episódio recheado. Primeiro, a minha análise a Soul - Uma Aventura com Alma, o mais recente título da Pixar. Depois, deixo-vos o meu balanço do ano, incluindo o meu filme de eleição dos últimos doze meses atípicos. Conto ainda com anteriores convidados do Segundo Take para também partilharem as suas escolhas pessoais do ano. Finalmente, conto-vos os meus planos para a programação do podcast em 2021.
Neste episódio, converso com José Santiago sobre cinefilias, o seu projecto “Passos no Escuro” e dois filmes em que o celulóide e o submundo da pornografia se encontram: Hardcore, de Paul Schrader, que em Portugal se chamou A Rapariga na Zona Quente, e 8mm, de Joel Schumacher.
Neste episódio celebramos o 10º aniversário da Take Cinema Magazine com três filmes votados pela sua redação como figurando entre os 100 melhores títulos da última década — Sacanas Sem Lei, A Rede Social e Procurem Abrigo. Podemos ouvir também uma conversa com a equipa editorial desta publicação que se orgulha de ser a revista de cinema com a maior longevidade em Portugal: José Soares, Sara Galvão e José Carlos Maltez.
Neste episódio recebo o convidado Marco A. Laureano para nos falar da sua experiência como realizador, do seu envolvimento com o Cineclube Cine-Reactor 24i, dos desafios e recompensas de produzir e realizar cinema em Portugal, e do filme que mudou a sua vida, Os Viajantes da Noite, um título do movimento No Wave realizado por Amos Poe em 1981.
Neste episódio, perseguimos tempestades com a nova equipa, Daisy Edgar-Jones, Glen Powell e Anthony Ramos, em ‘Tornados’, o recém-estreado filme de Lee Isaac Chung que tenta repetir o fenómeno do original de 1996.
Neste episódio, dou novamente as boas vindas a Miguel Ferreira, desde há uns meses para cá, pai de uma futura cinéfila (estamos todos a fazer figas!). Depois de meses afastado dos microfones, consegui convencer o Miguel para vir falar da desta nova experiência da parentalidade, discutindo pelo caminho duas comédias norte-americanas dos anos 80: Profissão: Doméstico e Lar, Doce Lar... às Vezes.
Neste episódio, converso com Miguel Ferreira, do podcast Nas Nalgas do Mandarim, sobre o mais recente filme da Marvel Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o regresso de Sam Raimi à cadeira da realização e ao género que revolucionou em 2002 com Homem-Aranha.
Neste episódio, a malta do podcast Nas Nalgas do Mandarim toma conta do Segundo Take para falar de sequelas cara-de-pau, isto é, sequelas que se colam a filmes originais de sucesso para tentar mamar na teta da vaca independentemente do seu dúbio mérito artístico. Falamos de Carrie 2 (1999), American Psycho II: Olhos Mortais (2002) e S. Darko (2009).
Para acabar 2020 em beleza, temos um episódio recheado. Primeiro, a minha análise a Soul - Uma Aventura com Alma, o mais recente título da Pixar. Depois, deixo-vos o meu balanço do ano, incluindo o meu filme de eleição dos últimos doze meses atípicos. Conto ainda com anteriores convidados do Segundo Take para também partilharem as suas escolhas pessoais do ano. Finalmente, conto-vos os meus planos para a programação do podcast em 2021.
Neste episódio, conto com Chuck (Cinescrito) e Miguel Ferreira (Nas Nalgas do Mandarim) para falar de A Vastidão da Noite, filme de estreia de Andrew Patterson e novidade no Prime Video. Na segunda parte, dou a conhecer um filme que partilha o mesmo ADN na exploração do poder da palavra através do cenário da rádio: Pontypool, filme canadiano de 2008 realizado por Bruce McDonald.
Neste episódio recebo Miguel Ferreira, apresentador do popular podcast cinéfilo Nas Nalgas do Mandarim e fã confesso da saga John Wick, para falarmos do mais recente capítulo, John Wick 3 - Implacável, o seu enquadramento na trilogia e o papel da violência no cinema.
Neste episódio, reencontramos Tim Burton em Beetlejuice Beetlejuice, a sequela que revisita o sucesso de 1988 com Michael Keaton. Para falar comigo sobre o filme tenho dois convidados de diferentes gerações que ficaram agradavelmente surpreendidos por este regresso de Tim Burton à forma: Rui Alves de Sousa e Paulo Fajardo. Faço também neste programa a antevisão do MOTELX 2024.
Neste episódio convidei Daniel Louro e Paulo Fajardo, do popular podcast VHS, para uma conversa sobre os seus filmes favoritos que evocam o Verão: O Tubarão, o primeiro blockbuster norte-americano realizado em 1975 por Steven Spielberg, e Conta Comigo, um nostálgico olhar sobre a amizade na adolescência que Rob Reiner realizou em 1986 a partir de um romance de Stephen King.
Neste episódio, regressamos ao universo Alien, desta vez com Fede Alvarez na cadeira de realizador: ‘Alien: Romulus’ é o título recentemente estreado nos cinemas que promete recuperar as glórias passadas desta saga.
Neste episódio, recebo novamente Pedro CinemaXunga para falarmos da primeira edição do Nalgas Film Festival e do terceiro capítulo de uma trilogia iniciada com o filme de culto adoptado pela Geração X, Clerks, escrito e realizado em 1994 por Kevin Smith.
Neste episódio, a malta do podcast Nas Nalgas do Mandarim toma conta do Segundo Take para falar de sequelas cara-de-pau, isto é, sequelas que se colam a filmes originais de sucesso para tentar mamar na teta da vaca independentemente do seu dúbio mérito artístico. Falamos de Carrie 2 (1999), American Psycho II: Olhos Mortais (2002) e S. Darko (2009).
Neste episódio, converso com Pedro Cinemaxunga, dos podcasts Nas Nalgas do Mandarim e Rádio Cinemaxunga, sobre Chucky, o Boneco Diabólico, o filme de terror de 1988 realizado por Tom Holland e protagonizado por um brinquedo pouco ortodoxo que deu origem a inúmeras sequelas, bem como, em 2019, ao remake de Lars Klevberg simplesmente chamado O Boneco Diabólico.
Neste episódio, regressamos 30 anos depois a Beverly Hills para o novo capítulo de ‘O Caça-Polícias’ Desta vez, ao invés da Parte 4, o título teve direito ao nome da carismática personagem interpretada por Eddie Murphy: ‘Axel Foley’.
Neste episódio, mais um dedicado a ‘Olhar o Medo’, junto-me ao José Carlos Maltez para uma conversa com Pedro Correia sobre um dos seus sub-géneros de terror favoritos, o slasher. Vamos ainda analisar um dos títulos mais emblemáticos desta corrente de cortar à faca: Sexta-Feira 13, o “clássico” de 1980 realizado por Sean S. Cunningham.
Neste episódio, recebo Pedro Correia, do podcast Vinyl ’n Celluloid, para falar de Gritos 6, o mais recente capítulo da saga iniciada por Wes Craven.
Neste episódio, dou-vos as boas vindas a 2023 e faço o balanço do ano que passou. Na primeira parte, reflicto sobre o que foi o ano de 2022 no que diz respeito ao Segundo Take e a outros projectos em que participo, e partilho expectativas para o ano que arranca. Na segunda parte do episódio, converso com Pedro Correia, do podcast Vinyl n’ Celluloid, sobre o ano cinematográfico em que regressaram os sucessos de bilheteira às salas de cinema.
Neste episódio, voltamos a Haddonfield para assistirmos ao final do Halloween. Falo, claro está, de Halloween Ends, o terceiro capítulo da trilogia realizada por David Gordon Green que, 40 anos depois do clássico de John Carpenter, ressuscitou o assassino da máscara Michael Meyers, e a sua vítima favorita, Laurie Strode.
Para falar comigo sobre o filme, não podia deixar de convidar Pedro Correia, do podcast Vinyl n’ Celluloid.
Neste episódio, recebo Pedro Correira para falarmos de dois filmes inspirados em casos verídicos de terrorismo. O Raid Relâmpago dos Comandos (Raid on Entebbe), telefilme encabeçado por Charles Bronson e realizado por Irvin Kershner, e Força Delta (Delta Force), o veículo para Chuck Norris dirigido pelo cabecilha da Cannon Group Menahem Golan. Pelo caminho, discutimos a infame produtora que encheu as prateleiras dos videoclubes com filmes de tiros, bombas e murros nas trombas.
Neste episódio, volto a contar com Pedro Correia, um fã confesso das mais populares séries slashers dos anos 80, para falar de Halloween Mata, a sequela de Halloween, de 2018, novamente realizada por David Gordon Green, tomo central de nova trilogia anunciada que, por sua vez, dá continuidade a Halloween, o clássico de John Carpenter de 1978. Confusos? Não se preocupem, nós também nos perdemos nas múltiplas linhas temporais desta saga que está aí para ficar.
Neste episódio, em expectativa para a estreia de Duna, de Denis Villeneuve, convidei Pedro Correia para uma defesa a dois da maltratada adaptação de 1984 do épico de ficção científica realizado por David Lynch.
Neste episódio, converso com Pedro Correia, autor do podcast Vinyl n Celluloid, sobre um dos filmes catástrofe mais bem sucedidos na década de setenta do século passado, A Aventura do Poseidon, produção de Irwin Allen realizada por Ronald Neame em que um transatlântico é virado do avesso por uma onda gigante, refeito em 2006 por Wolfgang Petersen com o singelo título Poseidon.
Neste episódio, converso com Pedro Nora sobre Missão: Impossível - Ajuste de Contas Parte Um, o novo capítulo da saga produzida e protagonizada por Tom Cruise.
Neste episódio, converso com Pedro Pereira e Emanuel Neto, os autores do blogue Por Um Punhado de Euros, sobre western spaghetti, mais concretamente Justa Vingança, filme de 1968 de Salvatore Rosso, e Direito de Vingança, filme de 1970 de Antonio Margheriti que é essencialmente um remake não assumido do anterior.
Para acabar 2020 em beleza, temos um episódio recheado. Primeiro, a minha análise a Soul - Uma Aventura com Alma, o mais recente título da Pixar. Depois, deixo-vos o meu balanço do ano, incluindo o meu filme de eleição dos últimos doze meses atípicos. Conto ainda com anteriores convidados do Segundo Take para também partilharem as suas escolhas pessoais do ano. Finalmente, conto-vos os meus planos para a programação do podcast em 2021.
Neste episódio, converso com Pedro Travassos sobre o seu projecto Voyeur da Tela e sobre dois filmes enraizados no medo da guerra-fria em plena década de oitenta: o veículo para Chuck Norris produzido pela Cannon Invasão EUA e Amanhecer Violento, onde é preciso um grupo de jovens para conseguir o que aquele herói das fitas de série B conseguia sozinho.
Neste episódio, converso com Ricardo Gonçalves sobre o terror existencial de Sinédoque, Nova Iorque, a estreia de Charlie Kaufman atrás das câmaras em 2008, e o mais recente Tudo Acaba Agora, estreado há umas semanas na Netflix.
Neste episódio, convidei Tiago Laranjo e Ricardo Machado para partilharmos a nossa experiência na edição deste ano do LEFFEST, Lisbon & Sintra Film Festival.
Neste episódio, converso com Ricardo Machado, realizador da curta ‘The Muppet Face’ a concurso na edição do MOTELX que terá lugar de 6 a 12 de Setembro. Falamos sobre o festival, que já vai na sua 16ª edição, e falamos também sobre ‘O Motel’, filme de 2007 realizado por Nimród Antal, que inspirou a produção da sua curta.
Para acabar 2020 em beleza, temos um episódio recheado. Primeiro, a minha análise a Soul - Uma Aventura com Alma, o mais recente título da Pixar. Depois, deixo-vos o meu balanço do ano, incluindo o meu filme de eleição dos últimos doze meses atípicos. Conto ainda com anteriores convidados do Segundo Take para também partilharem as suas escolhas pessoais do ano. Finalmente, conto-vos os meus planos para a programação do podcast em 2021.
Neste episódio, a primeira sequela do Segundo Take, continuamos a celebrar os quarenta anos de Shining, desta vez na companhia de Rita Santos (Not a film critic). Vamos falar da sua paixão pelo cinema de terror, da nova rubrica do seu blogue e do legado da adaptação do romance de Stephen King por Stanley Kubrick, incluindo a sequela Doutor Sono, realizada por Mike Flanagan.
Neste episódio, reencontramos Tim Burton em Beetlejuice Beetlejuice, a sequela que revisita o sucesso de 1988 com Michael Keaton. Para falar comigo sobre o filme tenho dois convidados de diferentes gerações que ficaram agradavelmente surpreendidos por este regresso de Tim Burton à forma: Rui Alves de Sousa e Paulo Fajardo. Faço também neste programa a antevisão do MOTELX 2024.
Neste episódio, converso com Rui Alves de Sousa e Tiago Laranjo sobre duas colaborações entre Sam Raimi e os irmãos Coen em que o todo não parece ter correspondido à soma das partes: O Pequeno Crime, realizado por Raimi em 1985, e O Grande Salto, um filme dos irmãos Coen de 1994.
Para acabar 2020 em beleza, temos um episódio recheado. Primeiro, a minha análise a Soul - Uma Aventura com Alma, o mais recente título da Pixar. Depois, deixo-vos o meu balanço do ano, incluindo o meu filme de eleição dos últimos doze meses atípicos. Conto ainda com anteriores convidados do Segundo Take para também partilharem as suas escolhas pessoais do ano. Finalmente, conto-vos os meus planos para a programação do podcast em 2021.
Neste episódio, converso com Rui Alves de Sousa, do podcast À Beira do Abismo, sobre Christopher Nolan e o seu mais recente filme, Tenet.
Neste episódio, convido o amigo e colega podcaster Rui Alves de Sousa para algo diferente. Desafiei-o a olhar a fase inicial da carreira de Bill Murray e a comprovar (ou contestar) a tese de o popular actor é, na verdade, um idiota.
Neste episódio faço um rescaldo da 13ª edição do MOTELX, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que teve lugar entre 10 e 15 de Setembro, incluindo conversas com o programador do festival Luis Mata Henriques, e dos habituais desta casa, José Carlos Maltez, Tomás Agostinho, Rui Alves de Sousa e Tiago Laranjo. Na segunda parte, analiso Midsommar, O Ritual, um dos filmes mais aguardados do festival, abrilhantado pela presença do realizador Ari Aster.
Para acabar 2020 em beleza, temos um episódio recheado. Primeiro, a minha análise a Soul - Uma Aventura com Alma, o mais recente título da Pixar. Depois, deixo-vos o meu balanço do ano, incluindo o meu filme de eleição dos últimos doze meses atípicos. Conto ainda com anteriores convidados do Segundo Take para também partilharem as suas escolhas pessoais do ano. Finalmente, conto-vos os meus planos para a programação do podcast em 2021.
Neste episódio, partilho uma conversa com Samuel Andrade sobre a sua iniciativa para encontrar os dez melhores filmes portugueses. Conversamos ainda sobre o título mais votado, Os Verdes Anos, realizado em 1963 por Paulo Rocha, e uma escolha muito pessoal do Samuel, Uma Abelha na Chuva, obra formalmente radical de Fernando Lopes em 1972.
Neste episódio celebramos o 10º aniversário da Take Cinema Magazine com três filmes votados pela sua redação como figurando entre os 100 melhores títulos da última década — Sacanas Sem Lei, A Rede Social e Procurem Abrigo. Podemos ouvir também uma conversa com a equipa editorial desta publicação que se orgulha de ser a revista de cinema com a maior longevidade em Portugal: José Soares, Sara Galvão e José Carlos Maltez.
Neste episódio recebo Sara Galvão, colaboradora da Take Cinema Magazine, para uma conversa sobre dois dos filmes da sua vida: Três Cores: Azul, a primeira parte da trilogia de Krzysztof Kieslowski dedicada às três cores da bandeira francesa; e Melancolia, o filme que Lars Von Trier escreveu e realizou na sequência de um episódio depressivo.
Não percam mais um episódio de crossover com a Sala Azul em que falamos de Dune, o (para já) díptico de Denis Villeneuve adaptado da obra de Frank Herbert. Neste episódio, converso com Susana Rodrigues e Sérgio Pires sobre a nossa história com o romance de ficção científica, a adaptação de David Lynch e a nossa reação à Parte 1, há 3 anos, bem como as nossas expectativas para a Parte 2 recentemente estreada.
Neste episódio, o primeiro de 2024, converso com Sérgio Pires e Susana Rodrigues, do podcast e canal de YouTube Sala Azul, sobre o melhor e o pior de 2023, bem como expectativas para o que o novo ano nos reserva.
Neste episódio crossover com a Sala Azul, converso com Susana Rodrigues e Sérgio Pires, sobre o fenómeno do momento: Barbenheimer. Neste episódio, falamos de Oppenheimer, o novo filme de Christopher Nolan.
Neste episódio, encurralei cá em casa o Sérgio Pires e a Susana Rodrigues, da Sala Azul, para falar de Evil Dead Rise, o novo filme da saga Evil Dead, iniciada por Sam Raimi, desta vez realizado por Lee Cronin.
Neste episódio, recebo na minha sala azul Susana Rodrigues e Sérgio Pires, autores do programa Sala Azul, para celebrarmos a carreira de Nicolas Cage, inspirados no seu mais recente filme estreado nas salas de cinema O Peso Insuportável de Um Enorme Talento, e para revisitar um dos seus clássicos dos anos noventa: A Outra Face, mais conhecido pelo original Face/Off, um absurdo filme de acção realizado por John Woo que resistiu à passagem do tempo e tornou-se um clássico.
Neste episódio, converso com Sérgio Pires e Susana Rodrigues, o par da Sala Azul, o excelente canal cinéfilo de YouTube, sobre o clássico de ficção científica de 1953 refeito em 2005 por Steven Spielberg e Tom Cruise: A Guerra dos Mundos.
Neste episódio, Tiago Laranjo junta-se a mim para analisarmos finalmente Megalopolis, o projecto de uma vida concretizado por Francis Ford Coppola.
Neste episódio, regressamos 30 anos depois a Beverly Hills para o novo capítulo de ‘O Caça-Polícias’ Desta vez, ao invés da Parte 4, o título teve direito ao nome da carismática personagem interpretada por Eddie Murphy: ‘Axel Foley’.
Neste episódio, recebo mais uma vez Tiago Laranjo para discutir um dos melhores filmes de 2023 que urge (re)descobrir: ‘The Iron Claw’, de Sean Durkin, sobre a popular e trágica família do Wrestling, os Von Erich.
Neste episódio, converso com Tiago Laranjo sobre um dos filmes estreados em Portugal o ano passado mais aclamados pela crítica, a primeira longa-metragem da escocesa Charlotte Wells, Aftersun.
Neste episódio, junto-me ao Tiago Laranjo para um rescaldo do MOTELX 2023, o festival em que chegámos à conversa com Brandon Cronenberg e, em conjunto com José Carlos Maltez, apresentámos o livro dedicado ao cinema de terror ‘Olhar o Medo’.
Neste episódio, convidei Tiago Laranjo e Ricardo Machado para partilharmos a nossa experiência na edição deste ano do LEFFEST, Lisbon & Sintra Film Festival.
Neste episódio, celebro mais um aniversário do Segundo Take. Neste caso, o sétimo. Ao longo destes últimos sete anos, nem sempre assinalei devidamente o momento do nascimento deste podcast, mais concretamente a data de 10 de Outubro de 2015. Desta vez, resolvi convidar um convidado muito especial para falar sobre ‘Inadaptado’, do realizador Spike Jonze e do argumentista Charlie Kaufman.
Neste episódio, converso com Rui Alves de Sousa e Tiago Laranjo sobre duas colaborações entre Sam Raimi e os irmãos Coen em que o todo não parece ter correspondido à soma das partes: O Pequeno Crime, realizado por Raimi em 1985, e O Grande Salto, um filme dos irmãos Coen de 1994.
Para acabar 2020 em beleza, temos um episódio recheado. Primeiro, a minha análise a Soul - Uma Aventura com Alma, o mais recente título da Pixar. Depois, deixo-vos o meu balanço do ano, incluindo o meu filme de eleição dos últimos doze meses atípicos. Conto ainda com anteriores convidados do Segundo Take para também partilharem as suas escolhas pessoais do ano. Finalmente, conto-vos os meus planos para a programação do podcast em 2021.
Neste episódio, converso com Tiago Laranjo sobre a obra-prima de Orson Welles O Mundo a Seus Pés a propósito de Mank, a nova realização de David Fincher sobre o contributo de Herman J. Mankiewicz para o argumento do clássico filme de 1941. Recordamos ainda o telefilme de 1999 produzido pela HBO sobre o mesmo tema RKO 281.
Neste episódio faço um rescaldo da 13ª edição do MOTELX, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que teve lugar entre 10 e 15 de Setembro, incluindo conversas com o programador do festival Luis Mata Henriques, e dos habituais desta casa, José Carlos Maltez, Tomás Agostinho, Rui Alves de Sousa e Tiago Laranjo. Na segunda parte, analiso Midsommar, O Ritual, um dos filmes mais aguardados do festival, abrilhantado pela presença do realizador Ari Aster.
Neste episódio convido o José Carlos Maltez, o Tomás Agostinho e o Tiago Laranjo para me ajudarem a fazer a resenha do ano cinematográfico de 2018. Faço também o balanço do que foi o Segundo Take no ano que passou e apresento os planos para a programação do podcast em 2019. Mas primeiro, deixo-vos a minha análise de O Regresso de Mary Poppins, a inesperada sequela cinquenta anos depois do clássico musical da Disney para toda a família.
Neste episódio recebo dois convidados para falar de literatura, das expectativas para a próxima edição do MOTEL/X e para discutir duas adaptações de obras de Edgar Allan Poe por Roger Corman, uma das presenças lendárias confirmadas no festival de cinema lisboeta: A Queda da Casa Usher e O Fosso e o Pêndulo.