Mais recentes Segundo Take
Mais recentes Universos Paralelos
Nesta página encontram a cobertura das mais recentes edições do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Para mais informações, consultem o site oficial do festival em www.motelx.org.
“O Procedimento”, de Chico Noras, venceu o Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa 2024, na 18.ª edição do Festival. Na competição Méliès d’argent, a Melhor Longa Europeia coube ao irlandês “Oddity”, de Damian Mc Carthy.
Para a 18.ª edição do MOTELX, o festival contou novamente com a parceria da produtora Playground, que assumiu a responsabilidade pela identidade visual do evento.
“MaXXXine”, “The Substance”, “Speak No Evil”, “The Surfer” e “Kill” são os novos filmes anunciados, em estreia nacional na 18.ª edição do Festival
Os muito aguardados “Sasquatch Sunset”, “In a Violent Nature” e “Oddity”, a mais recente longa de Edgar Pêra sobre Pessoa e Lovecraft criada com IA, a recordação da primeira obra cinematográfica do maestro António Victorino D’Almeida, o ciclo de filmes de terror proibidos pela ditadura e o elevado número de curtas portuguesas em competição preenchem para já o corpo de novidades do 18.º MOTELX.
Eco-terror francês de “The Animal Kingdom” e “Acid” em estreia nacional na abertura e no encerramento do 17.º MOTELX.
A estreia europeia do novo filme de Gabriel Abrantes, Brandon Cronenberg como convidado de honra, quatro novos filmes com olhares femininos, o multipremiado "Estranho Caminho" de Guto Parente, o 50.ª aniversário de “O Exorcista”, o cruzamento com o Festival GUIÕES, o YouTube microCURTAS MOTELX e uma sessão surpresa com a FilmTwist, são algumas das primeiras novidades da edição deste ano.
Bodies Bodies Bodies abriu em grande a 16ª edição do MOTELX. (Exibido no MOTELX a 06/9/2022.)
As estreias dos novos filmes de Dario Argento, Michel Hazanavicius e Frederico Serra e o Quarto Perdido do MOTELX em livro inédito sobre o terror português são algumas das novidades da 16.ª edição do Festival.
Nesta edição do MOTELX, não consegui escrever uma análise individual aturada a todos os filmes que vi, no entanto, gostaria de partilhar convosco alguns títulos que marcaram a minha experiência do festival.
Estão escolhidos os vencedores das três secções de competição do MOTELX– Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa 2021.
Foi anunciada a programação completa para o MOTELX 2021, com o muito antecipado "The Night House" de David Bruckner com Rebecca Hall, apontado como o filme de encerramento.
O MOTELX chega a 2021 mais saudável do que nunca: 7 dias de terror, mulheres serial killers e um mergulho na memória da Guerra Colonial.
De mal amado a filme de culto gay, Pesadelo em Elm Street II proporcionou a fama a Mark Patton apenas para lhe acabar com a carreira logo de seguida. (Exibido no MOTELX a 14/9/2020.)
Foram anunciados os vencedores das duas secções competitivas da 14.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.
Dave Franco estreia-se na realização com um slasher de variante “invasão domiciliária”. (Exibido no MOTELX a 13/9/2020. Estreia a 17/9/2020.)
Com a desigualdade racial em ponto de ebulição nos EUA, chega-nos um filme que promete enfrentar os fantasmas da escravatura num cenário de terror gótico. (Exibido no MOTELX a 11/9. Estreia a 24/9/2020.)
Steven Kostanski volta ao universo de próteses grotescas, sangue e vísceras, desta feita com um filme que oferece uma boa dose de humor de irónico pendor juvenil. (Exibido no MOTELX a 11/9/2020. Repete a 14/9/2020.)
Rose Glass estreia-se nas longas-metragens com Saint Maud, um filme de terror psicológico centrado numa brilhante interpretação de Morfydd Clark. (Exibido no MOTELX a 11/9/2020.)
A actriz inglesa Romola Garai estreia-se na realização de Amulet, um filme de terror subversivo de pendor feminista. (Exibido no MOTELX a 10/9/2020.)
A longa metragem de estreia de Xia Magnus é filme de tradição gótica que pisca o olho ao terror e ao sobrenatural na vertente de casa assombrada. (Exibido no MOTELX a 8/9 e a 10/9/2020.)
Takashi Miike é um realizador de extremos, e First Love é um bom cartão de visita para os iniciados no seu universo. (Exibido no MOTELX a 9/9/2020.)
Relic tem dividido opiniões. Será que é o novo Hereditário, como anunciado? (Exibido no MOTELX a 9/9/2020. Repete a 13/9/2020.)
Vincent Paronnaud enquadra uma história de vingança feminina numa perspectiva mitológica própria de um conto de fadas. (Exibido no MOTELX a 7/9 e a 9/9/2020.)
Jonathan Cuartas estreia-se nas longas-metragens com uma variação de espírito indie do mito do vampiro. (Exibido no MOTELX a 9/9/2020.)
Será que esta sequela tardia que coloca um grupo de espeleólogos amadores em confronto com um crocodilo faminto tem dentes afiados? (Exibido no MOTELX a 8/9/2020.)
El Prófugo conta uma história de terror psicológico e interior numa perspectiva feminina. (Exibido no MOTELX a 8/9/2020.)
Sputnik é uma proposta russa do sub-género nascido com Alien: O Oitavo Passageiro, mas será que oferece algo de novo? (Exibido no MOTELX a 8/9/2020. Repete a 12/9/2020.)
O 3º Andar: Terror na Rua Malasaña, filme da abertura do MOTELX 2020, conta a história de uma família assombrada pela nova casa e dá-nos um vislumbre sobre o terror oriundo do país vizinho. (Exibido no MOTELX a 7/9/2020. Estreia nos cinemas a 10/9/2020.)
Foi anunciada a programação completa para a 14.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa a decorrer de 7 a 14 de Setembro no Cinema São Jorge.
Neste episódio, junto-me ao Tiago Laranjo para um rescaldo do MOTELX 2023, o festival em que chegámos à conversa com Brandon Cronenberg e, em conjunto com José Carlos Maltez, apresentámos o livro dedicado ao cinema de terror ‘Olhar o Medo’.
Neste episódio, faço um rescaldo da 16ª edição do MOTELX que teve lugar de 6 a 12 de Setembro. Nesta retrospectiva do festival, incluo a minha opinião mais alargada ao filme de abertura ‘Bodies Bodies Bodies’ e a ‘Something in the Dirt’, bem como uma conversa que tive com os seus realizadores, Justin Benson e Aaron Moorhead, responsáveis ainda por títulos como ‘O Interminável’ e ‘Sincrónico’.
Neste episódio, converso com Ricardo Machado, realizador da curta ‘The Muppet Face’ a concurso na edição do MOTELX que terá lugar de 6 a 12 de Setembro. Falamos sobre o festival, que já vai na sua 16ª edição, e falamos também sobre ‘O Motel’, filme de 2007 realizado por Nimród Antal, que inspirou a produção da sua curta.
Neste episódio, fazemos um rescaldo da 15ª edição do MOTELX, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, olhando sobre alguns dos mais interessantes títulos que por lá passaram, assinados por autores como David Lowery, Jim Cummings, Ben Wheatley ou David Bruckner.
Neste episódio, a assinalar o arranque em breve da 15ª edição do MOTELX, converso com os directores do festival João Monteiro e Pedro Souto a propósito do papel do cinema de terror, da génese do festival (incluindo um episódio muito pessoal e embaraçoso do anfitrião deste podcast), dos convidados míticos que passaram pelo certame e do que se pode esperar da mostra deste ano.
Neste episódio, faço o rescaldo da 14ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa que teve lugar entre 7 e 14 de Setembro. Este ano, falar de MOTELX é falar dos cuidados por causa do COVID-19, de alguns bons filmes à procura de distribuição e também da ante-estreia de alguns títulos que chegarão em breve às salas de cinema.
Neste episódio faço um rescaldo da 13ª edição do MOTELX, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que teve lugar entre 10 e 15 de Setembro, incluindo conversas com o programador do festival Luis Mata Henriques, e dos habituais desta casa, José Carlos Maltez, Tomás Agostinho, Rui Alves de Sousa e Tiago Laranjo. Na segunda parte, analiso Midsommar, O Ritual, um dos filmes mais aguardados do festival, abrilhantado pela presença do realizador Ari Aster.
Neste episódio falamos sobre dois filmes exibidos na 12ª edição do MOTELX: Mandy, a segunda longa-metragem de Panos Cosmatos, interpretada por Nicolas Cage e Andrea Riseborough, que chegou até nós vinda do Festival de Cinema Sundance com reputação de filme-sensação; e Upgrade, um filme de Leigh Whannell, convidado de honra do festival, que rapidamente ganhou fama de ser um eficaz exemplo de ficção científica orientada à acção.
Neste episódio faço um rescaldo da edição deste ano do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa e ofereço uma análise detalhada de dois títulos que por lá passaram: o mais recente capítulo da saga iniciada nos anos oitenta, Cult of Chucky; e o fenómeno de bilheteira It, baseado no celebrado romance de Stephen King.