MOTELX serve terror como o prato do dia de 12 a 18 Setembro
É já dentro de menos de um mês, entre 12 e 18 de Setembro, que o Cinema São Jorge se transforma no epicentro de um dos maiores símbolos do terror em Portugal, o MOTELX, naquela que será a 17ª edição do festival.
Uma das primeiras grandes confirmações é a estreia europeia de “A Semente do Mal” de Gabriel Abrantes, o novo e muito aguardado filme realizado por um dos maiores talentos do cinema português. Outros destaques são os do incendiário “Propriedade” do brasileiro Daniel Bandeira; o francês “Vincent Must Die” de Stéphan Castang, e o vencedor da Semana da Crítica de Cannes 2023, o malaio “Tiger Stripes”.
Mas há mais películas aterrorizantes a serem mostradas pela primeira vez em Portugal e a representar a selecção oficial do Festival: a segunda longa de Jennifer Reeder, apresentada em Berlim, “Perpetrator”; “My Animal” de Jacqueline Castel, uma visão feminina de um clássico do terror canadiano; o australiano “Run Rabbit Run” com a actriz de “Succession” Sarah Snook; e o regresso a David Farrier de “Tickled”, com o novo documentário/thriller a partir da investigação de um fait-divers em “Mister Organ”.
“Infinity Pool”, o mais recente e estrondoso filme de Brandon Cronenberg, chega em exclusivo ao MOTELX, assim como chega o próprio. À exibição deste body horror meets science fiction, a sua terceira longa-metragem, aqui em versão director’s cut, juntam-se ainda o primeiro, “Antiviral”, e o inédito “Possessor”.
Com uma obra própria muito forte, o filho de David Cronenberg prova que merece destaque em nome próprio, integrando o naipe de novos valores do cinema de terror, do qual fazem parte Ari Aster, Robert Eggers ou Jordan Peele. O Festival dedica-lhe uma merecida retrospectiva integral e convida-o para uma masterclass.
No que a clássicos diz respeito, o MOTELX tem o prazer de comemorar o meio século do obrigatório “O Exorcista”, do recentemente desaparecido William Friedkin, essencial para muito do cinema de género que surgiu depois, com a projecção da cópia restaurada 4K, numa das Sessões Especiais.
Continuando a celebrar filmes de culto, garantidos estão “Tarde Demais” (Portugal, 2000), de José Nascimento, escrito em co-autoria com João Canijo, “Serpiente de Mar” (Espanha, 1985), o último filme de Amando de Ossorio, filmado na costa portuguesa, e a película centenária “Os Olhos da Alma” de Roger Lion. Estas três obras compõem a secção Quarto Perdido, em parceria com o FILMar - programa operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, no âmbito do Mecanismo Financeiro Europeu EEAGrants 2020-2024, que tem por missão restaurar e digitalizar cinema relacionado com o mar.
2023 é também o ano que o YouTube se alia ao MOTELX apostando na secção microCURTAS. Até 23 de Agosto, estão abertas as inscrições para o Prémio YouTube microCURTAS que desafia a submeter filmes até 2 minutos, produzidos em telemóvel, tablet ou webcam. Nesta edição, a feroz categoria proporciona três novos prémios monetários - Melhor microCURTA, Menção Especial e Melhor Trailer YouTube Shorts (para quem concorrer com o trailer da sua microCURTA) - e uma sessão de YouTube training, abordando regras, truques e ideias para a monetização de conteúdos na plataforma.
Ainda no campo das novidades, o MOTELX associa-se pela primeira vez ao GUIÕES - Festival do Roteiro e da Língua Portuguesa para apresentar uma programação paralela dedicada ao argumento e à formação para a produção de cinema de terror no país, através de pitchings, masterclasses, workshops, debates e sessões de filmes. “The Witch” de Robert Eggers é aqui apresentado pelo seu produtor Rodrigo Teixeira que vem a Lisboa desenvolver um workshop de produção. Nesta aventura conjunta, atribui-se também um novo galardão dedicado a argumentos de longas-metragens ainda não produzidas: o Prémio MOTELX GUIÕES - Melhor Argumento Português, cujo deadline para apresentação de propostas terminou em Junho.
A SectionX para terror experimental continua a ser aposta ganha que, à parte da habitual seleçcão de curtas, conta pela primeira vez com uma longa-metragem: a britânica “Home Invasion” apresentada na última Berlinale.
As três salas do Cinema São Jorge escondem também o Lobo Mau, o programa dedicado ao público mais jovem. A animação “Perlimps” (Brasil, 2022), de Alê Abreu, é um dos filmes destaque.