Episódio #118 – Pagos a Dobrar (1944) / Assassinos (1946) – Ciclo film noir
Neste episódio inaugura-se o ciclo film noir com Pagos a Dobrar (1944), de Billy Wilder, e Assassinos (1946), de Robert Siodmak. Por entre os arquétipos do género, foram emergindo temas recorrentes nestes filmes negros, sendo que os títulos mais populares e celebrados reúnem uma série destas reconhecidas características, não se encerrando numa única faceta. Ainda assim, o film noir pode-se dividir em subcategorias que ajudam a arrumar um olhar sistemático e retrospectivo sobre o género. Pagos a Dobrar é um dos exemplos maiores de O CRIME PERFEITO, enquanto que Os Assassinos se enquadra em OS FILMES DE ASSALTOS.
Além dos filmes discutidos neste episódio, deixo-vos as seguintes recomendações adicionais:
O CRIME PERFEITO
O Destino Bate à Porta (The Postman Always Rings Twice, Tay Garnett, 1946)
A Dama de Xangai (The Lady from Shanghai, Orson Welles, 1948), analisado no episódio #78
Desejo Humano (Human Desire, Fritz Lang, 1954)
OS FILMES DE ASSALTOS
Dupla Traição (Criss Cross, Robert Siodmak, 1949)
Fúria Sanguinária (White Heat, Raoul Walsh, 1949)
Quando a Cidade Dorme (The Asphalt Jungle, John Huston, 1950)
Um Roubo no Hipódromo (The Killing, Stanley Kubrick, 1956)
Este episódio é apoiado pela Take Cinema Magazine, a dar cinema desde 2007 com o intuito de oferecer uma alternativa cultural completamente gratuita. Em take.com.pt encontram críticas, artigos, passatempos, trailers e todos os números editados da revista.
Visitem também a página segundotake.com, sigam-me no Facebook e no Instagram e enviem-me as vossas opiniões e sugestões para segundotake@gmail.com.