Neste episódio, onde concluo o ciclo integral que dediquei este ano a Wes Anderson, o inimitável autor leva-nos a dois destinos saídos da sua imaginação: o sonhador reino de Moonrise Kingdom, de 2012, e o magnífico Grand Budapest Hotel, de 2014.
Mais recentes Segundo Take
Mais recentes Universos Paralelos
All in Autores
Neste episódio, onde concluo o ciclo integral que dediquei este ano a Wes Anderson, o inimitável autor leva-nos a dois destinos saídos da sua imaginação: o sonhador reino de Moonrise Kingdom, de 2012, e o magnífico Grand Budapest Hotel, de 2014.
Neste episódio concluo o especial Orson Welles com dois filmes menos celebrados da recta final da sua carreira: O Processo, adaptação de 1962 da popular obra inacabada de Franz Kafka, e F de Fraude , um documentário de 1973 sobre charlatões tão original e inventivo que tiveram de o classificar de filme-ensaio.
Neste episódio retomo o ciclo integral que dediquei este ano a Wes Anderson. Vamos viajar na sua companhia até à Índia em Darjeeling Limited, filme que realizou em 2007, e depois vivemos uma aventura animada com O Fantástico Senhor Raposo, incursão em 2009 do inimitável autor na animação stop-motion.
Neste episódio prossigo com o Especial Orson Welles com dois dos seus film-noir mais populares. O Terceiro Homem, realizado em 1949 por Carol Reed, onde interpreta o mítico Harry Lime, e A Sede do Mal, que realizou e protagonizou em 1958, juntamente com Charlton Heston e Janet Leigh.
Neste episódio continuo o ciclo integral dedicado à filmografia de Wes Anderson com dois filmes onde o realizador refinou a sua voz original e cimentou o seu peculiar estilo: Os Tenenbaums — Uma Comédia Genial, de 2001, e Um Peixe Fora de Água, de 2004.
Neste episódio inicio uma série de programas dedicados ao génio de Orson Welles que terão lugar durante o ano corrente. Esta não será uma retrospectiva integral da obra do autor. Traçarei antes uma viagem por alguns dos mais interessantes títulos da sua filmografia após a obra-prima prematura, O Mundo a Seus Pés. No episódio de hoje falo-vos do filme que o seguiu imediatamente, O Quarto Mandamento, de 1942, e de A Dama de Xangai, o film noir de 1947 onde dirigiu e contracenou com a sua mulher Rita Hayworth.
Neste episódio iniciamos a retrospetiva integral da filmografia de Wes Anderson com os seus dois primeiros filmes, Bottle Rocket, de 1996, e Rushmore, de 1998, e que em Portugal receberam os títulos de Roda Livre e Gostam Todos da Mesma, respetivamente.