Neste episódio, convidei Duarte Mata, colaborador do site À Pala de Walsh, para falar de um filme e do seu remake. A escolha recaiu sobre O Comboio das 3 e 10, original de 1957 por Delmer Daves refeito em 2007 por James Mangold.
Mais recentes Segundo Take
Mais recentes Universos Paralelos
All in Ciclo
Neste episódio, convidei Duarte Mata, colaborador do site À Pala de Walsh, para falar de um filme e do seu remake. A escolha recaiu sobre O Comboio das 3 e 10, original de 1957 por Delmer Daves refeito em 2007 por James Mangold.
Neste episódio, para concluir o ciclo dedicado ao cinema documental, vamos falar de dois títulos que expõem os maiores vícios e defeitos do capitalismo: The Corporation, filme canadiano de 2003 realizado por Mark Achbar e Jennifer Abbott, e Capitalismo - Uma História de Amor, de 2009, pelo inevitável Michael Moore.
Neste episódio, concluindo a viagem pelo cinema coreano, vamos conhecer duas propostas distintas dentro do género de terror por dois realizadores com visões muito diferentes: O Lamento, realizado por Na Hong-in em 2016, e, do mesmo ano, Train to Busan, por Yeon Sang-ho.
Neste episódio, continuamos a viagem pelo cinema coreano pela mão de Kim Ki-duk, com o filme que o deu a conhecer internacionalmente, Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera, e Ferro 3, premiado com o Leão de Prata em Veneza.
Neste episódio, continuo a série de escolhas dedicadas ao cinema documental com dois olhares sobre os benefícios e malefícios da internet: Eis o Admirável Mundo em Rede, filme de 2016 por Werner Herzog, e Web Junkie, realizado em 2013 pela dupla Hilla Medalia e Shosh Shlam.
Neste episódio, continuamos a viagem pelo cinema coreano partindo à descoberta de mais duas facetas de Kim Jee-woon: o violentíssimo Eu Vi o Diabo, de 2010, e o histórico A Idade das Sombras, de 2016.
Neste episódio, dou continuidade ao ciclo dedicado ao cinema sul-coreano contemporâneo. Nesta quinta parte, vamos conhecer o eclético Kim Jee-woon com História de Duas Irmãs, o assombrado filme de 2003, e O Bom, O Mau e O Estranho, uma frenética homenagem ao western assinada em 2008.
Neste episódio, continuo a série de escolhas dedicadas ao cinema documental com com duas perspectivas diferentes que espelham as actuais tensões raciais vividas nos EUA: The Central Park Five, por Ken Burns, Sarah Burns e David McMahon, e I Am Not Your Negro - Não Sou o Teu Negro, por Raoul Peck.
Neste episódio, dou continuidade ao ciclo dedicado ao cinema sul-coreano contemporâneo. Nesta quinta parte, vamos conhecer Lee Chang-dong através de Peppermint Candy, a sua segunda longa-metragem de 1999, e Em Chamas, um estudo de personagens com contornos de mistério policial estreado em 2018.
Neste episódio, dou continuidade ao ciclo dedicado ao cinema sul-coreano contemporâneo. Nesta quarta parte, continuamos a descoberta da obra de Park Chan-wook com Thirst - Este é o meu Sangue, de 2009, e A Criada, de 2016.
Neste episódio, continuo a série de escolhas dedicadas ao cinema documental com dois filmes recentes que contam histórias tão inacreditáveis que inspiraram o título deste ciclo: Tickled e Three Identical Strangers.
Neste episódio, dou continuidade ao ciclo dedicado ao cinema sul-coreano contemporâneo. Nesta terceira parte, embarcamos em histórias de vingança com a celebrada trilogia temática de Park Chan-wook: Em Nome da Vingança (2002), Oldboy - Velho amigo (2003) e Vingança Planeada (2005).
Neste episódio, continuo o ciclo “Mais estranho que a ficção”, dedicado ao cinema documental, com dois filmes sobre apatia urbana que pretendem recuperar a memória de duas pessoas desaparecidas em circunstâncias extraordinárias: Dreams of a Life, filme de Carol Morley de 2011, e The Witness, realizado em 2015 por James D. Solomon.
Neste episódio, dou continuidade ao ciclo dedicado ao cinema sul-coreano contemporâneo. Nesta segunda parte, conhecemos mais duas obras incontornáveis de crime e mistério de Bong Joon-ho, o autor consagrado internacionalmente ao longo do ano que passou: Memories of Murder, de 2003, e Mother - Uma Força Única, de 2009.
Neste episódio, no arranque do ciclo dedicado ao cinema sul-coreano contemporâneo, antecipo-me aos Óscares na consagração de Parasitas, o fenómeno cinematográfico de 2019 realizado por Bong Joon-ho. Recupero também The Host - A Criatura, filme de 2006 pelo mesmo realizador que forma com aquele uma maravilhosa sessão-dupla de uma voz consciente da especificidade da experiência coreana e da universalidade das preocupações políticas e sociais do mundo livre.
Neste episódio, dou início ao ciclo “Mais estranho que a ficção”, dedicado ao cinema documental, com dois filmes em pólos opostos do que significa ser cineasta: Overnight, realizado por Tony Montana e Mark Brian Smith, sobre a ascensão e queda em Hollywood de Troy Duffy, e Cameraperson, uma memória fílmica da operadora de câmara Kirsten Johnson construída com imagens capturadas ao longo de uma carreira de vinte e cinco anos.
Neste episódio, dou por concluído o mini-ciclo “A ameaça alienígena”, dedicado ao cinema norte-americano de ficção científica da década de cinquenta, altura em que se olhava com receio para as estrelas. Nesta terceira e derradeira parte, vamos falar de A Invasão dos Discos Voadores, filme de 1956 por Fred F. Sears, e Fluido Mortal realizado em 1958 por Irvin Yeaworth.
Neste episódio, dou por concluído o ciclo que dediquei este ano aos paranóicos anos 70 com dois filmes que exploram os perigos combinados da ameaça nuclear com o custo das mentiras de quem nos governa os destinos: A Grande Ameaça, produção de 1977 de Robert Aldrich, e O Síndroma da China, realizado em 1979 por James Bridges.
Neste episódio 200 do Segundo Take, um episódio normal, sem pompa nem circunstância, gostaria ainda assim de marcar a ocasião agradecendo a todos desse lado pelo apoio que têm dado continuamente ao longo destes quase quatro anos de existência. Para o quinto capítulo da rubrica «Os paranóicos anos 70» deixo-vos dois títulos com pendor de ficção científica que reflectiram as preocupações da década: À Beira do Fim, realizado por Richard Fleischer em 1973, e A Invasão dos Violadores, filme de Philip Kaufman de 1978.
Neste episódio voltamos a contemplar os céus, desta vez com um olhar mais pessimista, com Vieram do Espaço, realizado em 1953 por Jack Arnold, e A Terra em Perigo, clássico de Don Siegel de 1956.