All in Ciclo

Episódio 222 / Cinema sul-coreano contemporâneo, parte 1

Neste episódio, no arranque do ciclo dedicado ao cinema sul-coreano contemporâneo, antecipo-me aos Óscares na consagração de Parasitas, o fenómeno cinematográfico de 2019 realizado por Bong Joon-ho. Recupero também The Host - A Criatura, filme de 2006 pelo mesmo realizador que forma com aquele uma maravilhosa sessão-dupla de uma voz consciente da especificidade da experiência coreana e da universalidade das preocupações políticas e sociais do mundo livre.

Episódio 218 / Mais estranho que a ficção, parte 1

Neste episódio, dou início ao ciclo “Mais estranho que a ficção”, dedicado ao cinema documental, com dois filmes em pólos opostos do que significa ser cineasta: Overnight, realizado por Tony Montana e Mark Brian Smith, sobre a ascensão e queda em Hollywood de Troy Duffy, e Cameraperson, uma memória fílmica da operadora de câmara Kirsten Johnson construída com imagens capturadas ao longo de uma carreira de vinte e cinco anos.

Episódio 212 / A ameaça alienígena, parte 3

Neste episódio, dou por concluído o mini-ciclo “A ameaça alienígena”, dedicado ao cinema norte-americano de ficção científica da década de cinquenta, altura em que se olhava com receio para as estrelas. Nesta terceira e derradeira parte, vamos falar de A Invasão dos Discos Voadores, filme de 1956 por Fred F. Sears, e Fluido Mortal realizado em 1958 por Irvin Yeaworth.

Episódio 209 / Os paranóicos anos 70, parte 6

Neste episódio, dou por concluído o ciclo que dediquei este ano aos paranóicos anos 70 com dois filmes que exploram os perigos combinados da ameaça nuclear com o custo das mentiras de quem nos governa os destinos: A Grande Ameaça, produção de 1977 de Robert Aldrich, e O Síndroma da China, realizado em 1979 por James Bridges.

Episódio 200 / Os paranóicos anos 70, parte 5

Neste episódio 200 do Segundo Take, um episódio normal, sem pompa nem circunstância, gostaria ainda assim de marcar a ocasião agradecendo a todos desse lado pelo apoio que têm dado continuamente ao longo destes quase quatro anos de existência. Para o quinto capítulo da rubrica «Os paranóicos anos 70» deixo-vos dois títulos com pendor de ficção científica que reflectiram as preocupações da década: À Beira do Fim, realizado por Richard Fleischer em 1973, e A Invasão dos Violadores, filme de Philip Kaufman de 1978.