All in Podcast

Episódio #52 – A Mosca / Crash

Neste episódio continuamos em 1986, ano de estreia de A Mosca, o mais popular título de David Cronenberg, um filme produzido em Hollywood ao qual imprimiu o seu cunho muito pessoal para nos oferecer aquele que é genericamente reconhecido como um dos melhores remakes de sempre. Na segunda parte saltamos dez anos para 1996 e para recordar Crash, uma adaptação de um livro de J.G. Ballard, e um dos melhores filmes da riquíssima filmografia do autor canadiano.

Episódio #51 – Aliens - O Recontro Final / Massacre no Texas 2

Neste episódio celebro o 1º aniversário do Segundo Take assinalando outra efeméride: o 30º aniversário da estreia, em 1986, de Aliens - O Recontro Final, a sequela de James Cameron do clássico Alien - O 8º Passageiro. Também no mesmo ano estreou outra sequela, menos popular, de um filme importante dos anos setenta: Massacre no Texas 2 realizado pelo mesmo responsável pelo filme original: Tobe Hooper.

Episódio #49 – Snowden / JFK

Neste episódio junto-me a Oliver Stone na sua contínua reflexão sobre a política americana e as diferentes maneiras como o seu próprio governo viola os direitos e liberdades do seu povo no suposto serviço dos seus interesses. Falo de Snowden, estreado nos cinemas a semana passada, onde Joseph Gordon-Levitt veste a pele de Edward Snowden, o funcionário da Agência Nacional de Segurança Norte-Americana que revelou documentos secretos sobre as actividades de vigilância ilegais do governo, e JFK, de 1991, talvez o seu melhor filme, onde Kevin Costner persegue os reais responsáveis pelo assassinato de John F. Kennedy.

Episódio #47 – One More Time With Feeling / O Assassínio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford

Neste episódio partilho a experiência de assistir a uma das exibições únicas de One More Time With Feeling, o documentário de Andrew Dominik que assinala a estreia do novo disco de Nick Cave & The Bad Seeds, Skeleton Tree, onde o autor australiano lida com o trauma da perda inesperada do filho no verão do ano passado. Recupero também a anterior colaboração entre cantor e realizador, a obra-prima ignorada de 2007, O Assassínio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford.

Episódio #46 – Phenomena / Berberian Sound Studio

Neste episódio, inspirado pelo final grand guinol de O Demónio de Neon, e na semana em que decorre o MOTELx, revisito um filme de terror de 1985 realizado por Dario Argento, uma lenda do giallo: Phenomena, com Jennifer Connelly. E porque o Segundo Take também se faz de descobertas, dou a conhecer um filme discreto de 2012 do realizador britânico Peter Strickland, Berberian Sound Studio sobre um operador de som enredado na pós-produção de um misterioso filme giallo italiano.

Episódio #42 - Piranha / Tubarão 2

Neste episódio, chegados a agosto e às férias, recordo dois filmes de verão produzidos em 1978 na sequência do mega-sucesso de Steven Spielberg, Tubarão, e que tentam traumatizar o espectador para nunca mais entrar dentro de água: a sequela Tubarão 2, e Piranha, uma produção de baixo orçamento de Roger Corman realizada por Joe Dante.

Episódio #37 - THX 1138 / Fuga no Século XXIII

Neste episódio, e na semana em que estreia Iguais, um filme de amor proibido passado numa utopia futurista onde as emoções são proibidas, recordo dois filmes que são clara inspiração para este: THX 1138, de 1971, realizado por George Lucas e Fuga no Século XXIII, Logan’s Run no original, realizado por Michael Anderson em 1976.

Episódio #36 - Sing Street / E Agora Invadimos O Quê?

Neste episódio faço duas recomendações bem diferentes para quem queira passar um bom serão no cinema, com duas estreias desta semana: Sing Street, um bem disposto e nostálgico filme de pendor musical e veia romântica, realizado por John Carney; e também o mais recente documentário do polémico Michael Moore, o inesperadamente optimista E Agora Invadimos O Quê?

Episódio #35 - Preacher / O Génio do Mal

Neste episódio falamos sobre o confronto entre a luz e as trevas, analisando o episódio piloto da série baseada na popular banda desenhada Preacher, bem como celebrando os 40 anos da estreia d’O Génio do Mal, o filme de Richard Donner onde o filho do Diabo é adoptado por um insuspeito casal.