Neste episódio vamos conhecer mais dois novos nomes do terror: Michael Dougherty, com o seu filme de Halloween de 2007, A Noite de Todos os Medos, e Ti West, que nos convidou em 2009 para The House of the Devil.
Mais recentes Segundo Take
Mais recentes Universos Paralelos
All in Podcast
Neste episódio vamos conhecer mais dois novos nomes do terror: Michael Dougherty, com o seu filme de Halloween de 2007, A Noite de Todos os Medos, e Ti West, que nos convidou em 2009 para The House of the Devil.
Neste episódio do Segundo Take voltamos ao Universos Paralelos, um programa da autoria de António Araújo, José Carlos Maltez e Tomás Agostinho. Desta vez sentimos a Força do universo criado por George Lucas numa viagem épica que nos levará das prequelas do Star Wars, em 1999, até pouco depois da primeira década do novo milénio, à sombra de uma anunciada aquisição milionária.
Neste episódio falamos sobre dois filmes exibidos na 12ª edição do MOTELX: Mandy, a segunda longa-metragem de Panos Cosmatos, interpretada por Nicolas Cage e Andrea Riseborough, que chegou até nós vinda do Festival de Cinema Sundance com reputação de filme-sensação; e Upgrade, um filme de Leigh Whannell, convidado de honra do festival, que rapidamente ganhou fama de ser um eficaz exemplo de ficção científica orientada à acção.
Neste episódio arrisco-me a olhar sobre dois clássicos maiores de um género que só agora começo a descobrir verdadeiramente: o western. Falo de A Desaparecida, obra consagrada de 1956 realizada por John Ford, e Rio Bravo, o sucesso de 1959 da autoria de Howard Hawks.
Neste episódio revisitamos dois momentos-chave das adaptações da obra de Stephen King ao grande ecrã impróprias para menores: Cemitério Vivo (1989), a primeira adaptação ao cinema de um dos seus romances pelo próprio autor, e Nevoeiro Misterioso (2007), o regresso algo ignorado ao universo de King pelo assumido fã Frank Darabont, depois de lá ter sido feliz por duas vezes.
Neste episódio do Segundo Take voltamos ao Universos Paralelos, um programa da autoria de António Araújo, José Carlos Maltez e Tomás Agostinho. Desta vez estudamos a ciência da dedução de Sherlock Holmes, uma criação de Arthur Conan Doyle.
Neste episódio convidei Daniel Louro e Paulo Fajardo, do popular podcast VHS, para uma conversa sobre os seus filmes favoritos que evocam o Verão: O Tubarão, o primeiro blockbuster norte-americano realizado em 1975 por Steven Spielberg, e Conta Comigo, um nostálgico olhar sobre a amizade na adolescência que Rob Reiner realizou em 1986 a partir de um romance de Stephen King.
Neste episódio, caso decidam aceitar a missão, embarcamos com Tom Cruise e Christopher McQuarrie nos dois mais recentes capítulos da Missão: Impossível: Nação Secreta, de 2015, e o recém-estreado Fallout.
Neste episódio saímos da luminosidade do verão para o escuridão do film noir com dois títulos marcantes do género: À Beira do Abismo, um filme labiríntico com um inesquecível detective-privado no centro da trama, e O Arrependido, a referência maior de como o peso do passado volta sempre para assombrar quem se tenta redimir dos seus pecados.
Neste episódio do Segundo Take voltamos ao Universos Paralelos, um programa da autoria de António Araújo, José Carlos Maltez e Tomás Agostinho. Desta vez escolhemos tomar o comprimido azul ou o comprimido encarnado numa discussão sobre o universo da Matrix criado pelos Wachowski.
Neste episódio conhecemos mais dois novos nomes do terror, desta vez duas autoras com as suas respectivas obras de estreia: Julia Ducournau, com Raw, de 2016, e Ana Lily Amirpour, com Uma Rapariga Regressa de Noite Sozinha a Casa, de 2014.
Neste episódio damos início ao integral Andrei Tarkovsky. Convido-vos a conhecerem a filmografia deste consagrado realizador russo, começando nas suas obras da década de sessenta.
Neste episódio assistimos ao regresso dos incríveis super-heróis da Pixar pela mão de Brad Bird: The Incredibles 2: Os Super-Heróis é a sequela que tenta recuperar o espírito retro do filme original de 2004.
Neste episódio celebramos o herói arqueólogo do chapéu e do chicote, Indiana Jones, lançando um olhar retrospectivo sobre aquela que foi uma das mais celebradas trilogias do cinema de aventura do final do século XX.
Neste episódio do Segundo Take voltamos ao Universos Paralelos, um programa da autoria de António Araújo, José Carlos Maltez e Tomás Agostinho. Desta vez viajamos no tempo para conhecer futuros distópicos saídos da imaginação fértil de Terry Gilliam.
Neste episódio somos visitados por Tully, a mais recente colaboração entre Jason Reitman, Diablo Cody e Charlize Theron. Voltamos também a 2011 para conhecer Jovem Adulta, a colaboração anterior do mesmo trio criativo e segundo encontro entre realizador e argumentista depois do premiado Juno.
Neste episódio vamos à descoberta de um díptico fascinante, resultado de uma colaboração entre dois dos maiores nomes do género de terror: Stephen King e George A. Romero: Creepshow: Contos de Terror (1982) e A Face Oculta (1993).
Neste episódio voltamos muito tempo atrás, a uma galáxia muito distante, para conhecermos as aventuras do jovem Han Solo, o pirata contrabandista mais popular e carismático do universo. Falo, obviamente, de Han Solo: Uma História de Star Wars, realizado por Ron Howard.
Neste episódio do Segundo Take voltamos ao Universos Paralelos, um programa da autoria de António Araújo, José Carlos Maltez e Tomás Agostinho. Desta sentimos a Força do universo criado por George Lucas numa viagem épica que nos levará da génese do Star Wars, por volta de 1973, percorrerá a multitude de criações que inspirou, e terminará perto do novo milénio e da promessa de novas e excitantes aventuras há muito tempo, numa galáxia muito distante.
Neste episódio vamos novamente à procura de novos nomes do terror com uma proposta austríaca realizada em 2014 pela dupla Severin Fiala e Veronika Franz, Goodnight Mommy, e o filme independente norte-americano de 2015 que marcou o regresso em grande forma ao grande ecrã de Karyn Kusama, The Invitation.