Neste episódio lançamos um olhar sobre heróis de outros tempos: Dick Tracy, adaptado ao cinema por Warren Beatty em 1990, e As Aventuras de Rocketeer, realizado por Joe Johnston no ano seguinte.
Mais recentes Segundo Take
Mais recentes Universos Paralelos
All in Podcast
Neste episódio lançamos um olhar sobre heróis de outros tempos: Dick Tracy, adaptado ao cinema por Warren Beatty em 1990, e As Aventuras de Rocketeer, realizado por Joe Johnston no ano seguinte.
Neste episódio voltamos à paranóia instalada no cinema da década de setenta com dois filmes que lidam com a herança dos criminosos de guerra nazis que fugiram à justiça: O Caso Odessa, realizado por Ronald Neame em 1974, e Os Comandos da Morte, filme de 1978 de Franklin J. Schaffner.
Neste episódio recebo o José Carlos Maltez para falarmos de Toy Story, incluindo um olhar sobre a trilogia original e uma análise ao quarto e mais recente capítulo.
Neste episódio do Segundo Take voltamos ao Universos Paralelos, um programa da autoria de António Araújo, José Carlos Maltez e Tomás Agostinho. Desta vez, enfrentamos as criações monstruosas do pintor, escritor e realizador Clive Barker.
Neste episódio continuamos a viagem pela filmografia de James Gray com Nós Controlamos a Noite (2007) e Duplo Amor (2008), títulos em que o autor prolonga a sua colaboração com Joaquin Phoenix.
Neste episódio partilho uma mesa redonda em que tive o prazer de conversar com Zachary Quinto, a estrela de NOS4A2 (Nosferatu), durante a sua passagem por Lisboa para promover a nova série da AMC.
Neste episódio vamos conhecer a história do único oficial nazi de alta patente assassinado por movimentos de resistência nos territórios ocupados na Europa pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial através de três títulos: Conspiracy, Operação Antropoide e O Homem do Coração de Ferro.
Neste episódio recebo Miguel Ferreira, apresentador do popular podcast cinéfilo Nas Nalgas do Mandarim e fã confesso da saga John Wick, para falarmos do mais recente capítulo, John Wick 3 - Implacável, o seu enquadramento na trilogia e o papel da violência no cinema.
Neste episódio do Segundo Take voltamos ao Universos Paralelos, um programa da autoria de António Araújo, José Carlos Maltez e Tomás Agostinho. Desta vez recriamos geneticamente os extintos dinossauros com resultados trágicos na saga iniciada por Steven Spielberg em Parque Jurássico, adaptando o livro de Michael Crichton.
Neste episódio voltamos aos paranóicos anos setenta com intriga política, assassinatos, terrorismo e espionagem em Chacal, realizado por Fred Zinnemann em 1973, e Telefone, um filme de Don Siegel de 1977.
Neste episódio juntamos-nos à luta em Vingadores: Endgame, a conclusão da batalha épica dos super-heróis da Marvel pela salvação da humanidade iniciada em Vingadores: Guerra do Infinito.
Neste episódio do Segundo Take voltamos ao Universos Paralelos, um programa da autoria de António Araújo, José Carlos Maltez e Tomás Agostinho. Esta conversa, dedicada à fantasia épica de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis, foi gravada ao vivo no âmbito da 2ª Edição do Contacto, o Festival Literário de Ficção Científica e Fantasia organizado pela editora Imaginauta e contou com a colaboração do convidado especial Miguel Troncão.
Neste episódio olhamos sobre a tragédia do Titanic e sobre dois filmes da década de 50 que partilharam o mesmo título nacional, A Tragédia do Titanic, em que se recriou o naufrágio do luxuoso transatlântico: Titanic, de 1953, e A Night to Remember, adaptação de 1958 do livro com o mesmo nome de Walter Lord, considerado como o trabalho definitivo sobre o acidente.
Neste episódio dou início ao mini-ciclo “A ameaça alienígena”, dedicada ao cinema norte-americano de ficção científica da década de cinquenta em que se olhava com receio para as estrelas. Neste primeiro de três episódios dedicados ao tema falamos de A Ameaça (1951), uma popular produção de Howard Hawks realizada por Christian Nyby, e Invasores de Marte (1953), uma realização de William Cameron Menzies.
Neste episódio decidi ultrapassar as minhas reservas sobre a fase mais recente da carreira de Tim Burton e colocar em dia dois títulos que ignorei à data de estreia: Sombras da Escuridão, de 2012, e A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares, de 2016. É caso para perguntar: foi Tim Burton quem mudou ou teremos sido nós?
Neste episódio aproveitamos a estreia de Nós, o novo filme de terror de Jordan Peele depois do sucesso surpresa de Foge, para explorarmos duplos, sósias e obsessões, recuperando também o filme de Brian De Palma de 1976, Obsessão.
Neste episódio do Segundo Take voltamos ao Universos Paralelos, um programa da autoria de António Araújo, José Carlos Maltez e Tomás Agostinho. Desta vez visitamos o multiverso de David Twohy onde Riddick é o anti-herói mercenário com ambições épicas.
Neste episódio voltamos ao ciclo sobre o cinema norte-americano paranóico dos anos 70. Desta vez com dois títulos demonstrativos da ambiguidade do papel da comunicação social, tanto na informação como na desinformação e na conformação do povo: Os Homens do Presidente, de Alan J. Pakula, e Escândalo na TV, de Sidney Lumet, ambos de 1976.
Neste episódio regressamos ao universo LEGO, com a estreia de O Filme Lego 2. Recordamos também o sucesso inesperado em 2014 do filme original, a animação que, contra todas as previsões, adaptou ao grande-ecrã de forma triunfal uma marca de brinquedos.
Neste episódio do Segundo Take voltamos ao Universos Paralelos, um programa da autoria de António Araújo, José Carlos Maltez e Tomás Agostinho. Desta vez, com a ajuda do Tiago Laranjo, acompanhamos Indiana Jones em inúmeras aventuras pelo mundo fora.