All in Podcast

Episódio 226 / A imoralidade da invisibilidade

Neste episódio, somos assombrados pela actualização para o século XXI de O Homem Invisível por Leigh Whannell, um filme encabeçado por Elisabeth Moss, traçando o paralelismo com outras leituras do romance de H. G. Wells, nomeadamente a popular adaptação de 1933 por James Whale, e a modernização em 2000 por Paul Verhoeven com o título O Homem Transparente.

Episódio 225 / Horror societal

Neste episódio, reflectimos sobre o sub-género recente de horror societal, recuperando dois títulos pelo prisma desta corrente: A Semente do Diabo, filme de 1968 realizado por Roman Polanski, e A Sociedade, a estreia de Brian Yuzna na cadeira de realizador em 1989.

Episódio 224 / Integral Woody Allen, 1965-1979

Neste episódio, dou início à retrospectiva integral dos filmes de Woody Allen, uma figura polémica com um corpo de trabalho impressionante que não dá sinais de abrandar. Nesta primeira parte, vamos percorrer a filmografia entre 1965 e 1979, marcada pelo arranque com comédias desbragadas, pela colaboração com Diane Keaton e pela consagração pela Academia de Hollywood.

Episódio 222 / Cinema sul-coreano contemporâneo, parte 1

Neste episódio, no arranque do ciclo dedicado ao cinema sul-coreano contemporâneo, antecipo-me aos Óscares na consagração de Parasitas, o fenómeno cinematográfico de 2019 realizado por Bong Joon-ho. Recupero também The Host - A Criatura, filme de 2006 pelo mesmo realizador que forma com aquele uma maravilhosa sessão-dupla de uma voz consciente da especificidade da experiência coreana e da universalidade das preocupações políticas e sociais do mundo livre.

Episódio 220 / A Grande Guerra

Neste episódio, olhamos para a Primeira Guerra Mundial através de duas extraordinárias proezas técnicas: 1917, experiência num longo plano sequência de Sam Mendes, e Eles Não Envelhecerão, documentário em que Peter Jackson recupera para a actualidade incríveis filmagens de arquivo.

Episódio 218 / Mais estranho que a ficção, parte 1

Neste episódio, dou início ao ciclo “Mais estranho que a ficção”, dedicado ao cinema documental, com dois filmes em pólos opostos do que significa ser cineasta: Overnight, realizado por Tony Montana e Mark Brian Smith, sobre a ascensão e queda em Hollywood de Troy Duffy, e Cameraperson, uma memória fílmica da operadora de câmara Kirsten Johnson construída com imagens capturadas ao longo de uma carreira de vinte e cinco anos.

Episódio 217 / Todos são suspeitos

Neste episódio, recupero um dos melhores filmes que vi no ano que passou, Knives Out: Todos São Suspeitos, um filme de crime e mistério de Rian Johnson. Aproveito também para recuperar o filme de estreia em 2005 do escritor e realizador, Brick, uma obra-prima de baixo orçamento que consegue o milagre de casar o tom de um film noir com uma narrativa adolescente.

Episódio 216 / Balanço 2019

Neste episódio, faço um balanço do último ano do Segundo Take e lanço uma antevisão para a programação de 2020. Adianto ainda alguns dos títulos que mais me entusiasmaram em 2019, bem como alguns que não produziram o mesmo efeito, apesar de expectativas e reações consensuais.

Episódio 214 / Especial Natal 2019 / À conversa com Chuck

Neste episódio, tenho como convidado Chuck, um amigo do outro lado do oceano Atlântico, colaborador do site Cinescrito e autor do Três Minutos Podcast. Vamos falar de dois filmes de Natal que viram do avesso as convenções das festividades e desafiam as expectativas do que normalmente associamos à data: Better Watch Out, thriller de suspense de 2016, e Anna e o Apocalipse, comédia musical adolescente com zombies de 2017.