Neste episódio, convidei Duarte Mata, colaborador do site À Pala de Walsh, para falar de um filme e do seu remake. A escolha recaiu sobre O Comboio das 3 e 10, original de 1957 por Delmer Daves refeito em 2007 por James Mangold.
Mais recentes Segundo Take
Mais recentes Universos Paralelos
All in Podcast
Neste episódio, convidei Duarte Mata, colaborador do site À Pala de Walsh, para falar de um filme e do seu remake. A escolha recaiu sobre O Comboio das 3 e 10, original de 1957 por Delmer Daves refeito em 2007 por James Mangold.
Neste episódio, conhecemos as famílias (dis)funcionais de Sean Durkin com Martha Marcy May Marlene, o seu filme de estreia em 2011, e O Ninho, a segunda longa-metragem que teve uma breve passagem pelos nossos cinemas o ano passado.
Neste episódio, damos início ao ciclo dedicado a Sidney Lumet com dois filmes sobre a justiça: a estreia na realização em 1957, Doze Homens em Fúria, e O Veredicto, filme de 1982 escrito por David Mamet e protagonizado por Paul Newman.
Neste episódio, proponho uma dose dupla extra-forte administrada por Brandon Cronenberg: Antiviral, o filme de estreia em 2012, e Possessor, o filme-choque do ano passado.
Neste primeiro episódio de 2021, partilho dois excelentes filmes com carreiras discretas no ano que findou merecedores de maior atenção. Sound of Metal, a estreia na realização do guionista Darius Marder, e The Assistant, realizado pela documentarista australiana Kitty Green.
Para acabar 2020 em beleza, temos um episódio recheado. Primeiro, a minha análise a Soul - Uma Aventura com Alma, o mais recente título da Pixar. Depois, deixo-vos o meu balanço do ano, incluindo o meu filme de eleição dos últimos doze meses atípicos. Conto ainda com anteriores convidados do Segundo Take para também partilharem as suas escolhas pessoais do ano. Finalmente, conto-vos os meus planos para a programação do podcast em 2021.
Neste episódio, concluímos a retrospectiva integral dedicada a Woody Allen. Vamos finalizar este ciclo com um olhar pelos títulos lançados entre 2010 e 2019.
Neste episódio, para concluir o ciclo dedicado ao cinema documental, vamos falar de dois títulos que expõem os maiores vícios e defeitos do capitalismo: The Corporation, filme canadiano de 2003 realizado por Mark Achbar e Jennifer Abbott, e Capitalismo - Uma História de Amor, de 2009, pelo inevitável Michael Moore.
Neste episódio, converso com Tiago Laranjo sobre a obra-prima de Orson Welles O Mundo a Seus Pés a propósito de Mank, a nova realização de David Fincher sobre o contributo de Herman J. Mankiewicz para o argumento do clássico filme de 1941. Recordamos ainda o telefilme de 1999 produzido pela HBO sobre o mesmo tema RKO 281.
Neste episódio, antecipamos a edição da Take Cinema Magazine inteiramente dedicada à Pixar. Este programa é constituído por algumas das minhas contribuições para o número 52 da revista onde encontram artigos e análises da filmografia integral da popular produtora de animação.
Neste episódio, vamos conhecer Jim Cummings, produtor, argumentista, realizador e actor que partilhou connosco a sua agressividade e vulnerabilidade em duas comédias de humor muito negro: Thunder Road, de 2018, e The Wolf of Snow Hollow, estreado em 2020.
Neste episódio, concluindo a viagem pelo cinema coreano, vamos conhecer duas propostas distintas dentro do género de terror por dois realizadores com visões muito diferentes: O Lamento, realizado por Na Hong-in em 2016, e, do mesmo ano, Train to Busan, por Yeon Sang-ho.
Neste episódio, continuando a retrospectiva integral dedicada a Woody Allen, entramos no novo milénio, quando o realizador levou o seu cinema para outras paragens e filmou longe da “sua” Nova Iorque, adaptando as histórias a Londres e Barcelona, dotando-as de um travo refrescante e exótico.
Neste episódio, desconstruímos a ilusão do sonho americano lançando um vislumbre sobre o sistema político norte-americano com duas produções da HBO realizadas por Jay Roach: Recount (2008) e Mudança de Jogo (2012).
Neste episódio, antecipo o Halloween em noite de lua cheia com dois filmes clássicos sobre lobisomens estreados em 1981: O Uivo da Fera, de Joe Dante, e Um Lobisomem Americano em Londres, de John Landis.
Neste episódio, recordamos O Cabo do Medo, filme de 1991 por Martin Scorcese em que Robert De Niro é a personificação do mal que aterroriza uma família, actualização de Barreira do Medo, neo noir realizado em 1962 por J. Lee Thompson.
Neste episódio, testemunhamos a transformação de Jim Carrey no comediante de culto Andy Kaufman em Homem na Lua, filme biográfico de Milos Forman, e Jim e Andy, documentário de Chris Smith que nos mostra os bastidores daquele filme e nos revela a inusitada dedicação de Carrey na encarnação de Kaufman.
Neste episódio, continuamos a viagem pelo cinema coreano pela mão de Kim Ki-duk, com o filme que o deu a conhecer internacionalmente, Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera, e Ferro 3, premiado com o Leão de Prata em Veneza.
Neste episódio, continuo a série de escolhas dedicadas ao cinema documental com dois olhares sobre os benefícios e malefícios da internet: Eis o Admirável Mundo em Rede, filme de 2016 por Werner Herzog, e Web Junkie, realizado em 2013 pela dupla Hilla Medalia e Shosh Shlam.
Neste episódio, converso com Ricardo Gonçalves sobre o terror existencial de Sinédoque, Nova Iorque, a estreia de Charlie Kaufman atrás das câmaras em 2008, e o mais recente Tudo Acaba Agora, estreado há umas semanas na Netflix.