Neste episódio, converso com José Carlos Maltez sobre futebol, o Euro 2020 e um filme clássico que junta bola a nazis: Fuga Para a Vitória, realizado em 1981 por John Huston.
Mais recentes Segundo Take
Mais recentes Universos Paralelos
All in Podcast
Neste episódio, converso com José Carlos Maltez sobre futebol, o Euro 2020 e um filme clássico que junta bola a nazis: Fuga Para a Vitória, realizado em 1981 por John Huston.
Neste episódio, continuamos o ciclo sobre a ascensão de Dustin Hoffman na década de setenta com duas interpretações extraordinárias em filmes polémicos: Cães de Palha, realizado por Sam Peckinpah em 1971, e Lenny, filme de 1974 de Bob Fosse.
Neste episódio, converso com Carlos Reis, um dos autores do popular podcast Nas Nalgas do Mandarim, sobre duas versões clássicas de um filme de gangsters separadas por meio século. A primeira versão de Scarface, com o subtítulo O Homem da Cicatriz, foi realizada por Howard Hawks em 1932, a segunda, conhecida por cá como A Força do Poder, foi uma actualização da mesma história pela lente de Brian De Palma em 1983.
Neste episódio, viajamos até à América Central em dois filmes dos anos oitenta que retratam repórteres fotográficos em zonas de guerra: Debaixo de Fogo, realização de Roger Spottiswoode em 1983, e Salvador, um filme de Oliver Stone de 1986.
Neste episódio, vamos à guerra com Sidney Lumet em Missão Suicida, o contraponto sério em 1964 a Dr. Estranhoamor, com o qual partilhava o medo da era atómica, e A Colina Maldita, realização do ano seguinte que encarcerou Sean Connery numa prisão militar no deserto do norte de África.
Neste episódio, falamos da estreia fresquíssima A Mulher à Janela, o mais recente filme de Joe Wright com clara inspiração no clássico Janela Indiscreta de Alfred Hitchcock disponível desde dia 14 de Maio na Netflix. Recuamos também até 2007 para falar de outro título com o mesmo ADN: Paranóia, de D. J. Caruso, interpretado pela então jovem estrela Shia LaBeouf.
Neste episódio, converso com Daniel Reifferscheid, autor do podcast Prestes a Ver…, sobre Os Sete Samurais, o clássico de Akira Kurosawa, e o seu remake americano Os Sete Magníficos, em que o Japão feudal é transportado para o faroeste americano.
Neste episódio, aproveitamos a estreia de Godzilla vs. Kong para revisitar o MonsterVerse que colocou em rota de colisão dois dos monstros mais icónicos do cinema do século XX.
Neste episódio, convido-vos a lançar um olhar sobre os Óscares e dois dos seus candidatos a Melhor Filme na edição deste ano: Uma Miúda com Potencial, de Emerald Fennel, e Judas and the Black Messiah, de Shaka King.
Neste episódio, dou continuidade ao ciclo dedicado a títulos de ficção-científica independente e de baixo orçamento produzidos já no século XXI com Triângulo, filme de 2009 por Christopher Smith, e Coerência, realizado em 2013 por James Ward Byrkit.
Neste episódio, converso com o crítico de cinema Hugo Gomes sobre O Acossado, o marco da Nouvelle Vague de Jean-Luc Godard refeito na década de oitenta por Jim McBride como O Último Fôlego.
Neste episódio, recordamos dois projectos gémeos estreados com seis meses de diferença que revisitaram uma personagem polémica do velho oeste Americano. Kurt Russel é Wyatt Earp em Tombstone (1993), de George P. Cosmatos, e Kevin Costner encarna a lenda em Wyatt Earp (1994), de Lawrence Kasdan.
Neste episódio, viajamos até ao inferno da guerra do Vietname com Apocalypse Now Final Cut, a mais recente revisão da obra-prima de Francis Ford Coppola. Como complemento, visitamos Corações das Trevas, fascinante documentário de 1991 que dá um vislumbre da atribulada produção do filme de 1979.
Neste episódio, tal como votado pelos assinantes da newsletter do Segundo Take, revisitamos O Caça Polícias, o filme de Martin Brest que fez de Eddie Murphy uma estrela, bem como as suas duas sequelas realizadas por Tony Scott e John Landis, respectivamente.
Neste episódio, vamos ao teatro pela mão de Sidney Lumet e das suas adaptações de consagrados dramaturgos norte-americanos: O Homem na Pele da Serpente (Tennessee Williams), de 1960, e Longa Viagem para a Noite (Eugene O’Neill), de 1962.
Neste episódio, converso com Pedro Cinemaxunga, dos podcasts Nas Nalgas do Mandarim e Rádio Cinemaxunga, sobre Chucky, o Boneco Diabólico, o filme de terror de 1988 realizado por Tom Holland e protagonizado por um brinquedo pouco ortodoxo que deu origem a inúmeras sequelas, bem como, em 2019, ao remake de Lars Klevberg simplesmente chamado O Boneco Diabólico.
Neste episódio, recordamos dois filmes de Jack Arnold, realizador responsável por alguns títulos incontornáveis da ficção científica dos anos 1950, onde se incluem O Monstro da Lagoa Negra (1954) e Os Sentenciados (1957).
Neste episódio, analisamos dois filmes em que Rosamund Pike não tem medo de explorar o seu lado mais obscuro: Tudo Pelo Vosso Bem, de J Blakeson e recentemente estreado na Netflix, e Em Parte Incerta, realizado por David Fincher em 2014.
Neste episódio, damos início ao ciclo dedicado a Dustin Hoffman com os dois filmes que lançaram a sua carreira: A Primeira Noite, e O Cowboy da Meia-Noite.
Neste episódio, damos início ao ciclo dedicado a títulos de ficção-científica independente e de baixo orçamento produzidos já no século XXI com dois filmes da promissora dupla Aaron Moorhead / Justin Benson: Sincrónico, o mais recente título com Anthony Mackie e Jamie Dornan, e Spring, o romance de 2014 abrilhantado pelas incursões pela ficção científica e pelo terror.