Um olhar sobre os nomeados aos Óscares 2021
Em linha com os acontecimentos do último ano, em que o cinema, tal como as nossas vidas, ficou praticamente em suspenso – pelo menos, como o conheciamos –, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou finalmente no dia 15 de Março (o prazo tinha sido prorrogado para dar a oportunidade a que mais filmes fossem estreando) a lista (possível) das nomeações aos Óscares referentes aos filmes de 2020, bem como, excepcionalmente, a filmes estreados entre Janeiro e Fevereiro de 2021.
Já aqui tinha questionado em 2017 qual a função dos Óscares, partilhando o meu progressivo desinteresse por este tipo de premiações. Mas é inegável o seu valor mediático, especialmente agora que: 1) estamos em plena redefinição do próprio conceito de cinema; 2) a ausência de estreias de grandes produções abriu a porta para que filmes mais modestos (em termos de orçamento, entenda-se), estreados a conta-gotas ou em plataformas de streaming, tenham beneficiado de um reconhecimento que noutras circunstâncias nunca teriam tido.
Apesar de alguns precalços, como a nomeação de LaKeith Stanfield na categoria de Melhor Ator Secundário por Judas and the Black Messiah, que tem mais a ver com a falibilidade das categorias de interpretação e com a incapacidade da Academia lidar com filmes de ensemble do que outra coisa, as nomeações deste ano revelam uma salutar diversidade (recomendo que espreitem a campanha artística desta edição, reflexo também deste espírito), sendo cada vez mais importante abraçá-la por ser a norma do que sentir a necessidade de a apontar porque ainda não estamos habituados a este estado de coisas que tarda em chegar.
Interessa-me, pois, aproveitar as nomeações aos Óscares 2021 como uma plataforma para dar a conhecer e partilhar bons filmes, alguns dos quais passaram aqui pelo Segundo Take no último ano. De seguida, listo as nomeações e, sempre que aplicável, deixo a ligação para o artigo ou episódio do podcast em que se falou aqui desse filme. A entrega dos prémios terá lugar a 26 de Abril e, mesmo após essa data, manterei este artigo vivo acrescentando novas ligações conforme for analisando novos títulos.
MELHOR FILME
O Pai
Judas and the Black Messiah
Minari
Uma Miúda Com Potencial
Nomadland – Sobreviver na América
Os 7 de Chicago
MELHOR ATRIZ
Viola Davis, Ma Rainey: A Mãe do Blues
Andra Day, Os Estados Unidos vs. Billie Holiday
Vanessa Kirby, Pieces of a Woman
Frances McDormand, Nomadland – Sobreviver na América
Carey Mulligan, Uma Miúda Com Potencial
MELHOR ATOR
Chadwick Boseman, Ma Rainey: A Mãe do Blues
Gary Oldman, Mank
Steven Yeun, Minari
Anthony Hopkins, O Pai
Riz Ahmed, Sound of Metal
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
Maria Bakalova, Borat Subsequent Film
Glenn Close, Lamento de uma América em Ruínas
Olivia Colman, O Pai
Amanda Seyfried, Mank
Youn Yuh-jung, Minari
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
Daniel Kaluuya, Judas and the Black Messiah
LaKeith Stanfield, Judas and the Black Messiah
Paul Raci, Sound of Metal
Sacha Baron Cohen, Os 7 de Chicago
Leslie Odom Jr., Uma Noite em Miami…
MELHOR REALIZADOR
Chloé Zhao, Nomadland – Sobreviver na América
David Fincher, Mank
Lee Isaac Chung, Minari
Emerald Fennell, Uma Miúda com Potencial
Thomas Vinterberg, Another Round
MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
Emerald Fennell, Uma Miúda com Potencial
Will Berson, Shaka King, Judas and the Black Messiah
Lee Isaac Chung, Minari
Darius Marder & Abram Marder, Sound of Metal
Aaron Sorkin, Os 7 de Chicago
MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
Sacha Baron Cohen & Anthony Hines & Dan Swimer, & Peter Baynham & Erica Rivinoja, & Dan Mazer por Borat Subsequent Moviefilm
Chloé Zhao, Nomadland – Sobreviver na América
Christopher Hampton, Florian Zeller, O Pai
Kemp Powers, Uma Noite em Miami…
Ramin Bahrani, O Tigre Branco
MELHOR FOTOGRAFIA
Phedon Papamichael, Os 7 de Chicago
Erik Messerschmidt, Mank
Judas and the Black Messiah
Dariusz Wolski, Notícias do Mundo
Joshua James Richards, Nomadland – Sobreviver na América
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Production Design: Peter Francis; Set Decoration: Cathy Featherstone, O Pai
Production Design: Mark Ricker; Set Decoration: Karen O'Hara and Diana Stoughton, Ma Rainey: A Mãe do Blues
Production Design: Donald Graham Burt; Set Decoration: Jan Pascale, Mank
Production Design: David Crank; Set Decoration: Elizabeth Keenan, Notícias do Mundo
Production Design: Nathan Crowley; Set Decoration: Kathy Lucas, Tenet
MELHOR MONTAGEM
Chloé Zhao, Nomadland – Sobreviver na América
Mikkel E. G. Nielsen, Sound of Metal
Alan Baumgarten, Os 7 de Chicago
Yorgos Lamprinos, O Pai
Frédéric Thoraval, Uma Miúda com Potencial
MELHOR MAQUILHAGEM E PENTEADOS
Marese Langan, Laura Allen and Claudia Stolze, Emma
Sergio Lopez-Rivera, Mia Neal and Jamika Wilson, Ma Rainey: A Mãe do Blues
Eryn Krueger Mekash, Matthew Mungle and Patricia Dehaney, Lamento de uma América em Ruínas
Mark Coulier, Dalia Colli and Francesco Pegoretti, Pinóquio
Gigi Williams, Kimberley Spiteri and Colleen LaBaff, Mank
MELHORES FIGURINOS
Ann Roth, Ma Rainey: A Mãe do Blues
Trish Summerville, Mank
Alexandra Byrne, Emma.
Bina Daigeler, Mulan
Massimo Cantini Parrini, Pinóquio
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Matt Sloan, Genevieve Camilleri, Matt Everitt and Brian Cox, Love and Monsters
Sean Faden, Anders Langlands, Seth Maury and Steve Ingram, Mulan
Nick Davis, Greg Fisher, Ben Jones and Santiago Colomo Martinez, The One and Only Ivan
Andrew Jackson, David Lee, Andrew Lockley and Scott Fisher, Tenet
Matthew Kasmir, Christopher Lawrence, Max Solomon and David Watkins, O Céu da Meia-Noite
MELHOR SOM
Warren Shaw, Michael Minkler, Beau Borders and David Wyman, Greyhound
Ren Klyce, Jeremy Molod, David Parker, Nathan Nance and Drew Kunin, Mank
Oliver Tarney, Mike Prestwood Smith, William Miller and John Pritchett, Notícias do Mundo
Ren Klyce, Coya Elliott and David Parker, Soul – Uma Aventura com Alma
Nicolas Becker, Jaime Baksht, Michellee Couttolenc, Carlos Cortés and Phillip Bladh, Sound of Metal
MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
Terence Blanchard, Da 5 Bloods – Irmãos de Armas
Trent Reznor, Atticus Ross and Jon Batiste, Soul – Uma Aventura com Alma
James Newton Howard, Notícias do Mundo
Emile Mosseri, Minari
Trent Reznor and Atticus Ross, Mank
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Speak Now, Music and Lyric by Leslie Odom, Jr. and Sam Ashworth, Uma Noite em Miami…
Io Sì [Seen], Music by Diane Warren; Lyric by Diane Warren and Laura Pausini, Uma Vida à Sua Frente
Husavik (Hometown), Music and Lyric by Savan Kotecha, Fat Max Gsus and Rickard Göransson, Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga
Fight For You, Music by H.E.R. and Dernst Emile II; Lyric by H.E.R. and Tiara Thomas, Judas and the Black Messiah
Hear My Voice, Music by Daniel Pemberton; Lyric by Daniel Pemberton and Celeste Waite, Os 7 de Chicago
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Another Round, Dinamarca
Better Days, Hong Kong
Collective, Roménia
The Man Who Sold His Skin, Tunísia
Quo Vadis, Aida?, Bósnia e Herzegovina
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Wolfwalkers
Para Além da Lua
A Ovelha Choné 2
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Collective
Crip Camp
The Mole Agent
My Octupus Teacher
Time
MELHOR CURTA-METRAGEM DE IMAGEM REAL
The Letter Room
Feeling Through
The Present
Two Distant Strangers
White Eye
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL
Colette
A Concerto Is a Conversation
Do Not Split
Hunger Ward
A Love Song for Natasha
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
If Anything Happens I Love You
Yes People
Opera
Burrow
Genius Loci