Neste episódio inaugura-se o ciclo film noir com Pagos a Dobrar (1944), de Billy Wilder, e Assassinos (1946), de Robert Siodmak.
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Neste episódio inaugura-se o ciclo film noir com Pagos a Dobrar (1944), de Billy Wilder, e Assassinos (1946), de Robert Siodmak.
Neste episódio dou início ao ciclo Novos nomes do terror com dois filmes recentes que oferecem duas visões refrescantes e muito particulares sobre o género: Ele Vem à Noite, um filme de Trey Edward Shults, e A Desaparecida, o Aleijado e os Trogloditas, o violentíssimo filme de estreia de S. Craig Zahler.
Neste episódio, que a programação ditou ser o de Natal, concluo o ciclo desde ano sobre zombies e vampiros com dois filmes britânicos que deram início à popularidade que os mortos-vivos gozam no actual panorama cultural: 28 Dias Depois, a experiência de baixo orçamento realizada em 2002 por Danny Boyle, e Shaun of the Dead, a brilhante comédia reverencial de Edgar Wright, em colaboração com Simon Pegg, produzida dois anos mais tarde.
Neste episódio ofereço um olhar alternativo sobre o mito vampírico. Depois do Anoitecer é um filme de 1987 da oscarizada Kathryn Bigelow que coloca um bando ermita de vampiros num cenário poeirento de faroeste; 30 Dias de Escuridão é a adaptação de 2007 da novela gráfica do mesmo nome realizada por David Slade que coloca a mítica criatura numa cidade do Alasca onde a noite polar reina durante um mês inteiro.
Neste centésimo episódio celebro o espírito de série B que me inspirou originalmente na criação do Segundo Take ao revisitar dois filmes de terror pincelados com uma tendência exagerada e cómica para mostrar sangue e tripas: O Soro Maléfico, realizado por Stuart Gordon em 1985 a partir de uma história de H. P. Lovecraft, e Morte Cerebral, uma das primeiras obras de Peter Jackson produzida ainda na Nova Zelândia em 1992.
Neste episódio, os vampiros modernos navegam com estilo pelo seu destino e pelos meandros da cultura pop em Fome de Viver (1983), de Tony Scott, e Só os Amantes Sobrevivem (2013), de Jim Jarmusch.
Neste episódio homenageio George A. Romero com a conclusão em 1985 da sua trilogia dos mortos original, O Dia dos Mortos. Vou falar também de O Regresso dos Mortos Vivos, a sequela paralela e não oficial de A Noite dos Mortos-Vivos, também do mesmo ano, escrita por John A. Russo depois de este se desentender com Romero e realizada por Dan O'Bannon.
Neste episódio revisitamos dois olhares distintos sobre o legado do romance de terror gótico Drácula de Bram Stoker. A autoproclamada adaptação fiel do celebrado livro pela mão de Francis Ford Coppola em 1992, Drácula de Bram Stoker, e a variante da personagem do conde imortal num filme realizado por Roman Polanski em 1967, protagonizado pelo próprio na companhia de Sharon Tate. Falo obviamente de Por Favor Não Me Mordam o Pescoço.
Neste episódio revisito o segundo capítulo da Saga dos Mortos de George A. Romero, Dawn of the Dead, de 1978, que em Portugal se estreou com o título Zombie: A Maldição dos Mortos-Vivos. Recordo também o remake de 2004, O Renascer dos Mortos, a estreia na cadeira da realização de Zack Snyder.
Neste episódio continuo o ciclo mensal alternado entre zombies e vampiros analisando o clássico do cinema mudo Nosferatu, O Vampiro, realizado em 1922 por F.W. Murnau, bem como o remake de 1979 de Werner Herzog, Nosferatu, o Fantasma da Noite. Na segunda parte volto a ter comigo José Carlos Maltez para uma conversa sobre estes filmes e sobre o género de vampiros em geral.
Neste episódio vamos ter um programa um pouco diferente do habitual. Continuando o ciclo mensal alternado entre zombies e vampiros vou-vos falar na primeira parte sobre o clássico A Noite dos Mortos-Vivos, realizado por George A. Romero em 1968, e o filme que redefiniu definitivamente o conceito de zombies na cultura popular. Vou também analisar o remake deste filme realizado em 1990 por Tom Savini e que em Portugal teve o título de O Despertar dos Mortos Vivos. Na segunda parte do programa recebo novamente no Segundo Take o José Carlos Maltez para trocar umas impressões sobre estes mesmos filmes e sobre o género zombie.
Neste episódio fui mordido pelo bichinho dos filmes de vampiros da década de oitenta. Falo de A Noite do Espanto, filme de 1985 de Tom Holland, e Os Rapazes da Noite, produzido por Richard Donner e realizado por Joel Schumacher em 1987.
Neste episódio concluo o Especial Evil Dead com a análise do terceiro capítulo da saga, O Exército das Trevas, de 1992, e da série televisiva que continua as aventuras do herói com a motosserra, Ash vs. Evil Dead, que estreou em 2015. Podem ouvir a primeira parte deste especial no episódio #60 do passado mês de dezembro.