20 anos depois do icónico Trainspotting a equipa que o produziu reúne-se para uma sequela. Mas qual a relevância de Rent, Spud, Sick Boy e Begbie no século XXI?
Mais recentes Segundo Take
Mais recentes Universos Paralelos
All in Opinião
20 anos depois do icónico Trainspotting a equipa que o produziu reúne-se para uma sequela. Mas qual a relevância de Rent, Spud, Sick Boy e Begbie no século XXI?
Lego Batman: O Filme é o spin-off do sucesso O Filme Lego que retrata o conflito entre a sua versão muito particular do super-herói da DC Comics e o seu arqui-inimigo Joker.
E se certos filmes nunca tivessem continuação? Algumas sequelas enriquecem o original e transformam um filme isolado no primeiro capítulo de uma saga popular. Outros, não só matam qualquer hipótese de uma franchise de sucesso como, inclusivamente, diminuem os originais. Mas será que merecem a fama que ganham? Neste artigo recordo A Noite do Espanto – Parte 2 realizado por Tommy Lee Wallace.
Todos os grandes autores contam na sua filmografia com filmes de menor sucesso, seja de público, reconhecimento crítico, ou ambos. São filmes menos conhecidos e pouco celebrados, mas que por vezes vale a pena (re)descobrir. Pretendo dar aqui a conhecer algumas destas obras. Neste artigo olhamos sobre A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorcese.
Polémicas à parte, teve lugar no passado mês de Fevereiro a 89ª cerimónia de entrega dos Óscares, os cobiçados galardões da indústria cinematográfica norte-americana entregues pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Mas, para que servem?
E se certos filmes nunca tivessem continuação? Algumas sequelas enriquecem o original, outros diminuem-nos. Mas será que merecem a fama que ganham? Neste artigo abordo A Cor do Dinheiro, um filme pouco lembrado de Martin Scorcese que recupera a personagem de A Vida É Um Jogo, “Fast” Eddie Felson, interpretado por Paul Newman.
Estará Casino à altura de Tudo Bons Rapazes? Neste artigo argumento nesse sentido.
Vinte e oito anos depois de A Última Tentação de Cristo, Martin Scorcese explora em Silêncio a sua própria devoção católica abordando novamente temas como a fé, o sacrifício e o sentido de missão.
Ada Ushpiz traça um retrato biográfico da filósofa alemã que, ao se confrontar com os horrores do Holocausto, cunhou o conceito de “banalidade do mal”.
Nem todos os filmes natalícios têm a paz e o amor como pano de fundo. Férias Assombradas, no original Black Christmas, é uma produção canadiana realizada por Bob Clark em 1974.
E se certos filmes nunca tivessem continuação? Algumas sequelas enriquecem o original, outros diminuem-nos. Mas será que merecem a fama que ganham? Neste artigo analiso A Morte Chega de Madrugada, a continuação do filme de terror de culto que lançou a carreira de Sam Raimi: The Evil Dead, e que em Portugal ficou conhecido como A Noite dos Mortos-Vivos.
Rogue One, estreado no passado Dezembro, é o primeiro spin-off sob a bandeira Uma História Star Wars que pretende contar histórias isoladas passadas no universo da família Skywalker. Este texto enquadra o filme no universo que o precede e incluí a minha opinião sobre o mesmo.
Qual será a melhor sequela de Os Salteadores da Arca Perdida? Neste artigo argumento a favor do subvalorizado Indiana Jones e o Templo Perdido.
Todos os grandes autores contam na sua filmografia com filmes de menor sucesso, seja de público, reconhecimento crítico, ou ambos. São filmes menos conhecidos e pouco celebrados mas que, por vezes, vale a pena (re)descobrir. Por exemplo, já viram Crash de David Cronenberg?
Corpo de Elite é uma boa amostra de como é possível replicar na Europa a fórmula americana de comédias de ação com todos os seus defeitos e nenhuma das suas virtudes e Namoro À Espanhola – Aventura Na Catalunha é a sequela do filme espanhol de maior sucesso de sempre e volta a ser uma comédia de costumes assente nas diferenças culturais e de identidade nacional das várias regiões do país vizinho.
Green Room é uma estreia tardia em Portugal do filme com que Jeremy Saulnier seguiu o sucesso relativo do filme independente de baixíssimo orçamento Ruína Azul.
E se certos filmes nunca tivessem continuação? Algumas sequelas enriquecem o original, outros diminuem-nos. Mas será que merecem a fama que ganham? Neste artigo analiso a sequela do filme de terror que traumatizou audiências na década de setenta, Massacre no Texas.
Todos os grandes autores contam na sua filmografia com filmes de menor sucesso, seja de público, reconhecimento crítico, ou ambos. São filmes menos conhecidos e pouco celebrados mas que, por vezes, vale a pena (re)descobrir. Por exemplo, já viram Phenomena?
One More Time With Feeling é um documentário que assinala a estreia do novo disco de Nick Cave & The Bad Seeds, Skeleton Tree, a obra discográfica onde o autor australiano lida com o trauma da perda inesperada do filho no verão do ano passado.
Capitão Fantástico é um homem de convicções, mas será possível conciliar o desejo de excelência com um semblante de normalidade?